CRM divulga nota de repúdio contra lei que garante doula no parto

O Conselho reiterou que todos os médicos não compactuam com qualquer tipo de violência contra a mulher

CRM divulga nota de repúdio contra lei que garante doula no parto | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) divulgou, nesta sexta-feira (25), uma nota de repúdio com relação à Lei Estadual nº 7.750 promulgada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A lei é de autoria da deputada Teresa Britto.

A lei trata sobre assistência humanizada, antirracista e não transfóbica nos hospitais, estabelecendo medidas sobre o direito a ter uma doula durante o parto, nos períodos de pré-parto, pós-parto e em situação de abortamento. a lei garante ainda o direito de se manifestar através de seu plano individual durante o período de gestação e parto, além de instituir mecanismos para coibir a violência obstétrica no estado.

Através de nota, o CRM manifestou preocupação e repúdio aos termos da lei,  sobre o direito da gestante de ter uma doula durante o parto e coibir a “violência obstétrica”. A expressão “violência obstétrica”, além de preconceituosa, deprecia e desqualifica o trabalho do médico especialista em Obstetrícia, representando um verdadeiro pré-julgamento do ato médico.

CRM divulga nota de repúdio contra lei que garante doula no parto - Foto: Reprodução/Facebook

O CRM lamentou também o fato de não ter sido convidado para nenhuma reunião para discutir o tema, quando poderia fornecer os subsídios técnicos para resguardar os direitos das gestantes e dos médicos e demais profissionais de saúde que tem participação fundamental nesse importante momento.

O Conselho reiterou que todos os médicos não compactuam com qualquer tipo de violência contra a mulher, não sendo este instrumento de lei, não discutido, mecanismo adequado para coibi-la.

 Leia a nota na íntegra:

O CRM- PI vem manifestar preocupação e repúdio aos termos da Lei Estadual nº 7.750, de autoria da Deputada Teresa Brito, publicada no último dia 14 de março, que objetiva dispor sobre assistência humanizada, sobre o direito da gestante de ter uma doula durante o parto e coibir a “violência obstétrica”. A expressão “violência obstétrica”, além de preconceituosa, deprecia e desqualifica o trabalho do médico especialista em Obstetrícia, representando um verdadeiro pré-julgamento do ato médico.

Em se tratando de uma norma legal que impacta diretamente sobre a assistência a ser prestada às parturientes piauienses, este CRM-PI informa e lamenta que não foi convidado para nenhuma reunião para discutir o tema, quando poderia fornecer os subsídios técnicos para resguardar os direitos das gestantes e dos médicos e demais profissionais de saúde que tem participação fundamental nesse importante momento.

O CRM-PI reitera que todos os médicos não compactuam com qualquer tipo de violência contra a mulher, não sendo este instrumento de lei, não discutido, mecanismo adequado para coibi-la. Em tempo, este CRM-PI manifesta solidariedade aos médicos e informa que serão adotadas as medidas cabíveis para garantir ao profissional da medicina o exercício de suas atividades com a absoluta autonomia, conforme estabelecem os princípios fundamentais do Código de Ética Médica.

Por fim, reiteramos nossa preocupação e repúdio aos termos da Lei Estadual nº 7.750/2022 e nosso lamento à postura da Deputada Estadual Teresa Brito e de todos os parlamentares pela total ausência de comunicação com este CRM-PI.

Teresina-PI, 25 de março de 2022.

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO PIAUÍ 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES