Democracia é a melhor forma de governo para 71% dos brasileiros, aponta pesquisa

A pesquisa aponta, ainda, uma preferência positiva em relação à satisfação com o regime democrático

Datafolha: Democracia é melhor forma de governo para 71% dos brasileiros | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma segunda pesquisa do Datafolha, sobre a Ditadura Militar, que neste domingo (31) completa 60 anos desde o seu início no Brasil, aponta que 71% dos brasileiros consideram a democracia o melhor regime de governo, enquanto 18% são indiferentes e 9% acreditam que em certas situações uma ditadura pode ser mais adequada.

📊 Queda: Os dados indicam uma queda na preferência pela democracia desde as eleições de 2022. Em outubro do mesmo ano 79% dos entrevistados defendiam a democracia, número que caiu para 71% na última medição. Paralelamente, houve um aumento na indiferença em relação ao tipo de regime, que passou de 11% para 18%.

🔎 Público: A pesquisa também destaca que a preferência pela democracia é mais forte entre a classe média e os mais ricos, com 87% de apoio entre aqueles que ganham entre 5 e 10 salários mínimos. No entanto, as mulheres mostraram menor apoio, com 66% de adesão.

📈 Regime democrático: Além disso, a pesquisa aponta uma tendência positiva em relação à satisfação com o regime democrático. Em 2014, apenas 9% dos entrevistados se diziam muito satisfeitos, número que subiu para 18% na última pesquisa. A insatisfação também diminuiu, passando de 59% para 53%, e a parcela de entrevistados insatisfeitos com a democracia caiu de 28% para 27%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES