Denúncias: Petrobras comprova 10 casos de assédio e importunação sexual

Em abril de 2023, a Petrobras decidiu realizar uma avaliação detalhada dos casos reportados à ouvidora desde 2019

Petrobras comprova 10 casos de assédio e importunação sexual | Fernando Frazão/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Petrobras anunciou que comprovou 10 casos de assédio sexual e importunação sexual dentre um total de 81 denúncias feitas no período de 2019 a 2022. Essas denúncias foram reveladas após a exibição de diversos relatos feitos por funcionárias da empresa na GloboNews. Em abril de 2023, a Petrobras decidiu realizar uma avaliação detalhada dos casos reportados à ouvidora desde 2019, ano em que as investigações passaram a ser centralizadas nessa área. 

Aproximadamente dois meses depois, a empresa anunciou a conclusão da investigação de 80 casos, com exceção de uma apuração que ainda está em andamento. Entre esses casos, a Petrobras afirma ter comprovado total ou parcialmente os fatos relatados em dez deles, o que corresponde a 12,34% do total de denúncias registradas na ouvidoria. 

A estatal informou que em cinco denúncias houve demissões. Nos demais casos, dependendo da gravidade dos fatos comprovados, foram tomadas medidas como suspensões disciplinares e providências administrativas, incluindo o afastamento do assediador do convívio da vítima, com transferência para outro setor ou unidade. Embora a sede da empresa esteja localizada no Rio de Janeiro, não foram divulgados os locais específicos onde ocorreram os casos. 

Durante o período de abril a junho, a Petrobras registrou quatro novas denúncias de assédio, sendo duas em 2023, uma em 2022 e outra sem identificação de ano específico. Além disso, foram relatadas outras 15 denúncias de importunação sexual, sendo sete em 2023, sete de períodos anteriores e uma sem data identificada. Atualmente, esses casos estão em processo de apuração. 

Segundo o diretor de governança da Petrobras, Mário Spinelli, "o assédio sexual envolve uma conscientização de todos os envolvidos, de todos os níveis da companhia" e que, por isso, tem sido um assunto muito debatido dentro da empresa.

Ele declara que, a partir de abril, o grupo de trabalho tem se dedicado a criar um ambiente acolhedor para as vítimas, oferecendo suporte psicológico, mesmo quando não há formalização de denúncias.De acordo com o Sindipetro-RJ, apenas 17% dos funcionários da empresa são mulheres. Nas refinarias, essa proporção é ainda menor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES