Desemprego cai a 8% e tem melhor resultado no 2º trimestre em 9 anos

Em relação aos 5,8 milhões de trabalhadores domésticos, houve aumento de 2,6% no confronto com o trimestre anterior

Desemprego cai a 8% e tem melhor resultado no 2º trimestre em 9 anos | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação no trimestre encerrado em junho foi de 8,0%. Esse resultado representa o menor índice para o período desde 2014 e indica uma redução significativa de 0,8 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (8,8%), referente aos meses de janeiro a março. Além disso, ao compararmos com o segundo trimestre de 2022 (9,3%), houve uma queda ainda mais expressiva de 1,3 ponto percentual. Esses dados são provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, que analisa e acompanha a situação do emprego no país.

No segundo trimestre de 2023 havia cerca de 8,6 milhões de pessoas desocupadas no país, uma queda de 8,3% em relação ao trimestre anterior e de 14,2% se comparado ao mesmo período de 2022. O número de pessoas ocupadas, por sua vez, foi de 98,9 milhões, aumento de 1,1% na comparação trimestral e de 0,7% na anual. 

"O segundo trimestre registrou recuo da taxa de desocupação, após crescimento no primeiro trimestre do ano. Esse movimento aponta para recuperação de padrão sazonal desse indicador. Pelo lado da ocupação, destaca-se a expansão de trabalhadores na administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, no trimestre e no ano", destaca a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy.

Conforme os dados da PNAD Contínua, referentes ao trimestre em questão, foi constatado que o número de empregados no setor privado sem carteira de trabalho assinada atingiu 13,1 milhões de pessoas, apresentando um acréscimo de 2,4% (ou seja, mais 303 mil pessoas) em comparação com o trimestre anterior. Contudo, quando analisada a comparação anual, esse indicador se manteve estável.

Quanto à quantidade de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, não houve variação significativa durante o trimestre, totalizando 36,8 milhões de pessoas empregadas nessa condição. No entanto, em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, houve um aumento de 2,8%, representando um acréscimo de 991 mil pessoas em empregos formais no setor privado.

Em relação aos 5,8 milhões de trabalhadores domésticos, houve aumento de 2,6% no confronto com o trimestre anterior. Na comparação com o trimestre de abril a junho de 2022, o cenário foi de estabilidade. O número de empregados no setor público (12,2 milhões de pessoas), por sua vez, cresceu 3,8% frente ao trimestre anterior. Quando se compara com o mesmo trimestre de 2022 houve alta de 3,1%, um acréscimo de 365 mil pessoas.

Segundo os dados da PNAD Contínua, a categoria dos trabalhadores por conta própria, que reúne um contingente de 25,2 milhões de pessoas, mostrou estabilidade na comparação com o trimestre anterior, sem variações. No entanto, ao analisar a comparação com o mesmo período do ano anterior, foi observada uma redução de 491 mil pessoas nessa categoria durante o trimestre em questão. Isso indica uma diminuição no número de trabalhadores atuando por conta própria em relação ao mesmo período do ano anterior.

(Com informações do IBGE e Brasil Econômico)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES