Quem é Marcio Pochmann, economista indicado por Lula para presidir o IBGE

Filiado ao PT desde 2011, Pochmann foi duas vezes candidato a prefeito de Campinas, mas não se elegeu.

Quem é Marcio Pochmann, economista indicado por Lula para presidir o IBGE | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com o anúncio feito pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, o economista Marcio Pochmann, membro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 2011 e professor voluntário da Unicamp, assumirá a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Marcio Pochmann tem em seu histórico duas candidaturas a prefeito de Campinas (SP), porém, apesar disso, não foi eleito em nenhuma das ocasiões.

Em outubro de 2020, o economista Marcio Pochmann fez uma crítica ao PIX, programa de transferências online que foi lançado um mês depois. De acordo com ele, o PIX seria mais um "passo na via neocolonial em que o Brasil já se encontra ao continuar seguindo o receituário neoliberal".

"Na sequência vem a abertura financeira escancarada com o real digital e a sua conversibilidade ao dólar. Condição perfeita ao protetorado dos EUA", completou Pochmann, no Twitter.

O economista Marcio Pochmann possui uma sólida formação acadêmica. Ele é graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e obteve o título de doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1993.

Ao longo de sua carreira acadêmica, em 2000, alcançou a posição de professor livre docente pela Unicamp e, posteriormente, em 2014, tornou-se professor titular da mesma universidade. Em 2020, aos 61 anos de idade, Pochmann se aposentou na Unicamp, porém, continuou como professor colaborador.

No entanto, devido à sua nomeação como presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o próprio Instituto de Economia informou que Pochmann deverá ser desligado da posição de professor colaborador pelo tempo que permanecer no cargo de presidência do IBGE. O indicado pelo governo para o IBGE também publicou mais de 60 livros ligados à economia. Em 2002, venceu o prêmio Jabuti na categoria Economia, Administração, Negócios e Direito, com o livro A Década dos Mitos.

Pochmann tem intensa atuação política, especialmente em Campinas - quando foi derrotado em duas eleições para prefeito. O economista também tentou vaga como deputado federal em 2018, quando ficou na suplência. Em nota, o PT de Campinas defendeu a decisão do governo de indicá-lo para presidência do IBGE. "A vida acadêmica e profissional de Márcio demonstra que será um grande acerto do Governo Lula", comunicou em nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES