Desmatamento na Amazônia tem queda de 33,6% no primeiro semestre de 2023

Os números são considerados preliminares e foram coletados pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Inpe.

Desmatamento na Amazônia tem queda de 33,6% no primeiro semestre de 2023 | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desmatamento na Amazônia caiu 33,6% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado, indicam dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados nesta quinta-feira (06) pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Os números são considerados preliminares e foram coletados pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Inpe, que monitora alterações na cobertura florestal.

De acordo com os dados, a redução do desmatamento na Amazônia é um sinal positivo, uma vez que a região tem sido alvo de preocupações internacionais devido à degradação ambiental. Somente no mês de junho, a diminuição foi ainda mais expressiva, atingindo uma queda de 41% em comparação com junho de 2022. Essa redução representa o menor nível de devastação registrado desde 2018.

De acordo com José Paulo Capobianco, secretário executivo do ministério, essa redução é relevante, pois reverte a tendência de crescimento observada no segundo semestre de 2022, quando houve um aumento de 54% na área sob alerta de desmatamento na Amazônia. Junho é considerado um dos meses de maior risco de desmatamento devido ao período seco, tornando a queda de 41% na área sob alerta ainda mais significativa em comparação ao ano passado.

Capobianco ressaltou que esses números são especialmente confiáveis, uma vez que o período de baixa incidência de nuvens na Amazônia permite uma maior assertividade dos dados obtidos pelo satélite. Ele enfatizou a importância da redução expressiva durante um mês historicamente marcado por aumento no desmatamento.

No entanto, é importante ressaltar que a queda no desmatamento ainda não garante uma diminuição no balanço anual das áreas sob alerta. Os registros são contabilizados entre 1º de agosto de um ano e 31 de julho do ano seguinte, o que significa que os seis últimos meses do governo anterior ainda serão considerados nos dados definitivos que serão divulgados em novembro deste ano.

O balanço apresentado revelou que o estado de Mato Grosso ultrapassou o Pará como o estado com a maior área sob alerta de desmatamento, correspondendo a 34% do total registrado. Mato Grosso apresentou um aumento de 7,1% na área sob alerta no primeiro semestre de 2023, contrariando a tendência regional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES