Dia dos Direitos Humanos é celebrado hoje

O dia 10 de dezembro é marcado pela adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, que delineou a construção de direitos civis, políticos e sociais.

Marcela Castro | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje, 10 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Foi nessa data que a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948 e delineou a construção de direitos civis, políticos e sociais. Ao longo do tempo, a incompreensão por parte da sociedade tem ameaçado o conhecimento sobre o verdadeiro propósito desse instrumento do bem.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB Piauí, Conceição Carcará, reforça que a data presta homenagem ao empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos Direitos Humanos.

"É um período de comemoração e a data serve essencialmente para recordar a necessidade de lutar por ações concretas dos estados e da sociedade no sentido de garantir os direitos civis, políticos, sociais e ambientais de toda a população mundial, e não apenas de algumas nações e indivíduos privilegiados", comenta Conceição Carcará.

Conceição Carcará diz que data serve para lembrar a necessidade de lutar por ações concretas dos estados

A declaração que constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo, dispõe que os Direitos Humanos são universais independente de cor, raça, credo, orientação sexual, posição política ou religiosa e também inclui os direitos civis e políticos, como o direito à vida, à liberdade, liberdade de expressão e privacidade. 

"Vale dizer que a dignidade da pessoa humana norteia todo o nosso ordenamento jurídico pátrio, sendo um dos pilares da Constituição Federal, como um dos princípios fundamentais", diz a presidente da Comissão.

Acesso aos direitos deve chegar para todos

A socióloga e pesquisadora da área de Violência de Gênero, Marcela Castro, relata que tem sido difícil falar sobre Direitos Humanos. A dificuldade de implementar ações concretas e a ideia presente no senso comum, no que se refere à incorreta designação de Direitos Humanos como "defesa de bandidos", tem gerado um alerta à profissional.

Socióloga Marcela Castro diz que são inúmeros os problemas que distanciam os indivíduos de uma vida digna | FOTO: Raíssa Morais

"É uma realidade que precisa ser desconstruída. Para que isso aconteça, as instituições que atuam nessa frente precisam de maior estrutura para que funcionem melhor. O Estado precisa ser mais presente e a sociedade civil deve cobrar mais", frisa Castro.

A socióloga enfatiza ainda que o acesso aos Direitos Humanos deve chegar para todos e não apenas para uma parcela da população. "São direitos que garantem a vida dos indivíduos, independente de sua classe social, mas, nosso cenário é bem preocupante e contraditório", relata.

De acordo com Castro, são inúmeros os problemas que compõem uma rede que oprime os indivíduos e os distanciam de uma vida digna. Há, de acordo com a socióloga, um cenário desafiador com os constantes casos de intolerância religiosa, cultural, o racismo estrutural, homicídio de jovens negros, a falta de acesso a direitos fundamentais, dentre outros.

"Nos últimos anos temos vivenciado uma série de retrocessos, tais como: perdas de direitos trabalhistas, pouca atenção às questões sociais, aumento do desemprego, corte na educação pública e superior, pouco investimento em ciência e tecnologia e saúde pública, aumento da desigualdade social e a concentração de renda, que refletem diretamente no bem-estar dos indivíduos", aponta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES