Dia Mundial do Rim tem atendimento gratuito à população de Teresina

Na oportunidade, foi distribuído material educativo sobre a doença renal, através de um panfleto que tem as informações importantes que a população

pressão | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A população de Teresina recebeu de forma positiva a prestação de serviços gratuitos, organizada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, realizada na manhã desta quinta-feira (9), na Praça João Luís Ferreira, Centro de Teresina, em comemoração ao Dia Mundial do Rim. Equipes formadas por médicos nefrologistas e enfermagem, nutricionistas, além de estudantes de medicina, fizeram atendimentos e orientaram a todos sobre os cuidados com a saúde, mais precisamente um trabalho de conscientização para alertar sobre a importância de prevenir e diagnosticar a doença renal crônica.

Na oportunidade, foi distribuído material educativo sobre a doença renal, através de um panfleto que tem as informações importantes que a população precisa conhecer, como deve ser a atenção no caso de doença renal, quais são os sintomas que podem surgir e em que momento deve ser buscado a informação sobre a saúde renal.

Profissioais da saúde tiraram dúvidas da população que passara pela Praça João Luís Ferreira. (Foto: Raíssa Morais)

Em Teresina, além da ação na Praça João Luís Ferreira, também houve atendimento no Shopping Riverside e Ponte Estaiada. “A gente foi surpreendido pela procura por parte das pessoas, muita gente interessada em saber o que está acontecendo com os rins, como é que detecta a doença renal”, diz Ginivaldo Victor Ribeiro do Nascimento, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional Piauí, acrescentando que houve um grande acúmulo de pessoas interessadas em informações sobre o assunto.

Ele disse que os profissionais envolvidos nesta ação prestaram esclarecimentos e tiraram dúvidas da população. “A aceitação foi muito boa e acredito que a transmissão das informações atingiu a nossa meta na praça”, enfatiza Ginivaldo que as principais dúvidas das pessoas é justamente como descobrir a doença renal, quais são os seus sintomas, “e a gente sempre alerta que a doença renal não tem sintomas, sendo necessário a realização de exames”.

Leia Mais

Um dos serviços oferecidos à população foi aferição da pressão. (Foto: Raíssa Morais)

O médico falou, ainda, que foi realizado um questionário junto à população para entender um pouco  sobre suas características que, no futuro, vai servir até de possibilidade de fazer uma análise destes dados e gerar até mesmo uma pesquisa. “Essa campanha é pontual e realizada em um dia único do ano, onde é tratado sobre a importância de se reconhecer a doença renal, mas este trabalho deve ser feito em várias instâncias, desde a saúde básica, com médico generalista que atende pacientes que têm hipertensão e diabetes, mas também os laboratórios especializados, como Hospital Universitário e Hospital Getúlio Vargas, em que você tem o papel do especialista, do nefrologista, fazendo esta orientação”, avalia Ginivaldo.

Ginivaldo Victor Ribeiro do Nascimento falou sobre o Dia Mundial do Rim. (Foto: Raíssa Morais)

Então, a Sociedade Brasileira de Nefrologia, em acompanhamento a Sociedade Internacional de Nefrologia, coloca esta data, 9 de março, para ser lembrada, mas este trabalho de orientar, conversar, explicar e valorizar, bem como falar da importância das políticas de saúde, atuam de forma continuamente.

A vendedora Maria do Socorro Alves de Sousa estava passando pela praça e aproveitou a oportunidade para medir sua glicemia. “É importante buscar informações sobre a saúde”, frisa.

Tenda montada na praça e profissioais da saúde prestantam atendimento à população. (Foto: Raíssa Morais)

Já a dona de casa Zenaide da Conceição, de 69 anos, destacou a importância de fazer esse acompanhamento da saúde de forma constante. Moradora do Bairro Santa Maria da Codipe, na zona Norte de Teresina, ela disse que foi ao Centro para fazer exames e quando passava pela praça viu a movimentação e foi se informar do que se tratava. “Aproveitei para medir a minha pressão”, relata.

Por sua vez, Maria do Socorro Silva Castro, de 60 anos, pediu para aferir a pressão, que marcou 13 por 8. Ao ser questionada para preencher o formulário de como anda sua saúde, ela foi logo adiantando. “Só tenho diabetes, hipertensão e glaucoma, só coisa boa”, disse ela sorridente, mas lembrando que o assunto é sério quando diz respeito aos cuidados necessários para evitar problemas futuros.

Equipe de profissioais que participou no atendimento à população. (Foto: Raíssa Morais)

O nutricionista João Pedro, que atuava junto as equipes que estavam prestando atendimento na praça, explicou que as principais dúvidas das pessoas que passavam na tenda montada na praça, era com relação a alimentação correta. “O público queria saber se estava comendo algo de mais ou de menos; perguntavam sobre frituras e gorduras na alimentação, mas eu acho importante essa iniciativa de buscar informações e cuidar da própria saúde”, pondera, mencionado que a dificuldade da população de ter acesso à saúde é algo que deve ser discutido com frequência. “Sempre é válido estar buscando esclarecimentos e esta iniciativa de levar informações à população é positiva”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES