Documentários inéditos da série Piauí Olhares serão exibidos neste domingo

Os documentários oferecem a imersão em tradições e riquezas culturais do Piauí, destacando seus aspectos históricos, econômicos e sociais.

Documentários inéditos da série Piauí Olhares serão exibidos neste domingo | Reprodução/Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Rede Meio Norte apresenta neste domingo (24) dois documentários inéditos como parte da série "Piauí Olhares", que aborda a cultura, economia e belezas naturais do estado. Às 15h, os telespectadores poderão assistir a "Piauí Olhares: Destino Saúde", apresentado por Matheus Oliveira, seguido às 17h por "Piauí Olhares: Dia de Feira", apresentado por Helder Felipe.

"Dia de Feira" oferece uma imersão nas tradições e riquezas culturais do Piauí, explorando aspectos históricos, econômicos e sociais dos comerciantes dos municípios da região. O documentário destaca como tradição e modernidade se entrelaçam na identidade econômica do estado. Feiras e mercados públicos são verdadeiras manifestações da diversidade cultural do Piauí, refletindo gostos, hábitos alimentares, tradições e estilos de vida, desempenhando um papel vital na economia local e impactando negócios, empregos e produções.

Documentários inéditos da série Piauí Olhares serão exibidos neste domingo (Foto: Meio Norte)Além disso, a Rede Meio Norte aborda a importância gastronômica desses locais, que não apenas oferecem produtos e alimentos, mas também contam histórias, laços comunitários e particularidades que tornam cada feira e mercado do estado uma parte valiosa do tecido social e cultural.

Leia Mais

A programação começa em Oeiras, a primeira capital do Piauí, conhecida como a "Capital da fé". Fundada em 1695, essa cidade histórica mantém aspectos da arquitetura colonial e tem o comércio como parte vital de sua economia. Em Teresina, a capital do estado, Helder visita o Mercado Central São José, o mais antigo centro comercial da cidade, que desempenha um papel fundamental na cultura e economia locais, além de ser um ponto turístico importante.

“Gravamos em diversos mercados e vamos destacar as peculiaridades. Em Pedro II, a arte de fazer redes com tear e peças de Opala; em São Raimundo Nonato, o conhecido Requeijão Cardoso; em Picos, a produção de mel; em Oeiras, os deliciosos doces; em Teresina, os três principais mercados e suas referências em artesanato, cereais e gastronomia; e em Parnaíba, a comercialização de pescados. Vamos contar a história dessas cidades a partir dos mercados, e os telespectadores da Rede Meio Norte terão a oportunidade de mergulhar conosco”, comentou o jornalista e apresentador Helder Felipe.

Documentários inéditos da série Piauí Olhares serão exibidos neste domingo (Foto: Meio Norte)O documentário "Piauí Olhares: Destino Saúde" vai contar como o Piauí se tornou um centro médico e hospitalar de referência no Brasil. Teresina é reconhecida nacionalmente como um dos maiores centros médicos do país, especialmente na área de saúde. O turismo de saúde desempenha um papel importante na economia da cidade, atraindo pessoas de todo o país em busca de serviços médico-hospitalares, terapêuticos e estéticos.

“O objetivo é divulgar o turismo de saúde consolidado no Piauí para outros estados do Brasil, destacando o trabalho dos órgãos públicos na qualificação dos profissionais envolvidos”, explicou o jornalista Matheus Oliveira.

Documentários inéditos da série Piauí Olhares serão exibidos neste domingo (Foto: Meio Norte)meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES