Duas em cada três mortes de bebês de até 1 ano são evitáveis; veja causas

O Brasil registra, nessa faixa etária, mais de 20 mil óbitos anuais por causas evitáveis, como diarreia e pneumonia

óbitos de bebês no Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Duas em cada três mortes de bebês de até 1 ano poderiam ser evitadas no Brasil com ações como vacinação, amamentação e acesso à atenção básica de saúde. O país registra, nessa faixa etária, mais de 20 mil óbitos anuais por causas evitáveis, como diarreia e pneumonia, e vê aumentar o risco à saúde das crianças com a queda da cobertura vacinal. 

Os dados são do Observatório de Saúde na Infância - Observa Infância, que reúne pesquisadores da Fiocruz e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Bill e Melinda Gates. 

A partir do cruzamento de grandes bases de dados próprias e dos sistemas de informação nacionais, o Observa Infância identifica as causas de mortes evitáveis entre crianças menores de 5 anos. “Nosso trabalho é perguntar a essas bases aquilo que a sociedade não pode ignorar: o que mata as nossas crianças? O que podemos fazer para evitar essas mortes?”, conta Patricia Boccolini, pesquisadora do Observa Infância vinculada ao Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão (Nippis), uma cooperação entre a Fiocruz e a Unifase.

Grande parte dos óbitos de bebês poderiam ter sido evitados | FOTO: Reprodução

Entre 2018 e 2020, a cidade do Rio de Janeiro foi o município brasileiro com maior número absoluto de óbitos por diarreia entre bebês de até 1 ano. Nessa mesma faixa etária, a capital fluminense ficou em segundo lugar entre os municípios com maior número absoluto de mortes por pneumonia, atrás apenas de São Paulo. Teresina está entre as 10 cidades com maior número absoluto de mortes de crianças de até 1 ano por pneumonia, segundo os dados da Fiocruz.

Pneumonia - cidades com maior número absoluto de mortes de crianças de até 1 ano

  1. São Paulo 
  2. Rio de Janeiro 
  3. Manaus
  4. Fortaleza
  5. Belém
  6. Duque de Caxias
  7. Macapá
  8. Salvador
  9. Teresina
  10. São Luís

Diarreia - cidades com maior número absoluto de mortes de crianças de até 1 ano

  1. Rio de Janeiro
  2. Belém
  3. Manaus
  4. São Paulo
  5. Fortaleza
  6. Salvador
  7. Duque de Caxias
  8. São Luís
  9. Campinápolis
  10. Cuiabá

Fatores que levam à morte

Patricia investiga os fatores que podem gerar impacto na cobertura vacinal, como o acesso à atenção básica à saúde e  programas de proteção social, como o Bolsa Família. “A partir de grandes bases de dados nacionais, nós olhamos para cada um dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros. O que percebemos é que existe muita desigualdade em relação à cobertura vacinal. E essa desigualdade está relacionada, principalmente, com o acesso à atenção básica. Onde a atenção básica não chega, a queda da cobertura vacinal é mais acentuada”, observa a pesquisadora.

“Mais da metade dos bebês mortos por ano poderiam ter sido salvos por um pré-natal adequado e uma boa atenção das gestantes no pós parto”, complementa Cristiano Boccolini, pesquisador do Observa Infância que atua no Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Ele destaca que o aleitamento materno tem relação direta com a prevenção de grande parte dos óbitos infantis e que é necessário fortalecer políticas públicas para promover a amamentação na primeira hora de vida e o aleitamento exclusivo nos seis primeiros meses.

“Um desafio nesse sentido é a regulação do marketing de produtos que concorrem com o aleitamento materno, como fórmulas artificiais, chupetas e mamadeiras. Em alguns países, 8 em cada 10 mulheres que viram conteúdo promocional desses produtos tiveram acesso a essas publicidades na internet”, alerta Cristiano, que destaca que o alcance dessas publicações é três vezes maior que o de posts informativos sobre amamentação.

“Esse tipo de marketing escapa da regulação, porque não trabalha exatamente com anúncios. São influenciadores digitais, grupos de mães e bebês, promoções personalizadas. Por isso, precisamos de novas formas de regulação e monitoramento do marketing de produtos que concorrem com o aleitamento materno”, aponta Cristiano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES