1ª parcela do 13º salário deve cair hoje; veja quem recebe

A segunda parcela deverá ser depositada até 20 de dezembro. Como calcular o valor? Quem exatamente tem direito? Tire suas dúvidas

1ª parcela do 13º salário deve cair hoje; veja quem recebe | José Cruz/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para as empresas realizarem o depósito da primeira parcela do 13º salário. O benefício é destinado aos trabalhadores com carteira assinada ou que exerceram alguma atividade registrada ao longo de 2023. 

Aqueles que não optaram por receber o adiantamento nas férias devem receber até a data mencionada. O pagamento pode ser efetuado em uma única parcela ou dividido em duas, sendo a segunda parte devida até 20 de dezembro.

A legislação vigente, Lei 4.090/1962, assegura esse direito, e o não cumprimento é considerado infração, sujeito a multa para as empresas. Abaixo, confira as principais multas sobre o benefício:

Há multa em caso de atraso?

Em caso de atraso, a multa é de R$ 170,25 por funcionário, valor destinado aos cofres públicos. O funcionário tem a opção de recorrer à Justiça do Trabalho individualmente ou por meio de ação coletiva junto ao sindicato, sendo aconselhável buscar uma solução negociada previamente.

É possível também denunciar a empresa na Justiça do Trabalho acessando o site do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e selecionando a região correspondente.

Como calcular o 13º?

Para calcular o 13º, todos os empregados com carteira assinada têm direito a um mês de remuneração extra, considerando o ano completo de trabalho. No caso de menos de 12 meses de serviço, o valor é proporcional. O cálculo engloba salário e verbas salariais frequentes, excluindo benefícios como auxílio-transporte e alimentação.

 Em caso de comissões, a média dos valores recebidos de janeiro a outubro (primeira parcela) e de janeiro a novembro (segunda parcela) é utilizada, recalculando-se as comissões de dezembro.

Trabalhadores temporário têm esse direiro a receber?

Trabalhadores temporários têm direito ao 13º proporcional, enquanto demissões por justa causa isentam a empresa do pagamento. Aqueles em licença médica ou licença-maternidade recebem o benefício, com a empresa responsável pelo pagamento integral até 15 dias de afastamento, e o INSS assume o valor proporcional ao período afastado.

Mulheres em licença-maternidade também recebem o 13º, sem descontos. Quanto aos aposentados e pensionistas do INSS, as duas parcelas do 13º de 2023 já foram pagas no primeiro e segundo semestres, variando conforme o valor do benefício e o número final deste.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES