Abilio Diniz: Saiba quais são e como ficam os negócios da família

Empresário tinha fortuna estimada em US$ 2 bilhões e chefiava a Península Participações.

Abilio Diniz: quais são e como ficam os negócios da família | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Abilio Diniz, impulsionado pelo sucesso nos negócios, alcançou o status de um dos homens mais ricos do Brasil. Na classificação de bilionários da revista Forbes, ocupava a 31ª posição no país (1526º no mundo), acumulando uma fortuna estimada em US$ 2 bilhões.

Aos 87 anos, Abilio faleceu neste domingo (18) em São Paulo. O destino dos negócios da família será gerenciado pela holding de investimentos Península Participações.

Depois do êxito profissional na criação e desenvolvimento do Pão de Açúcar, a família Diniz criou a Península em 2006 para representar seus interesses em verticais de investimentos que compunham o patrimônio do empresário. Hoje, são cinco áreas:

  • Participação em empresas;
  • Investimentos de risco (venture capital);
  • Gestora de recursos financeiros (que cria fundos de investimentos); 
  • Gestora de patrimônio dos Diniz;
  • Instituto Península (de filantropia).

Entre os Diniz, estão dentro do conselho de administração da Península a viúva Geyze, a filha mais velha Ana Maria e o filho Pedro Paulo. Os demais herdeiros têm participação menor ou nenhuma no dia a dia dos negócios.

Sem Abilio, o presidente do conselho passa a ser Eduardo Rossi, que trabalhava diretamente com o empresário há mais de 10 anos. Isso posto, pouco deve mudar nos rumos do Península. A grande dúvida é quem ocupará, por exemplo, a cadeira do Península em conselhos de empresas investidas pela holding. Abilio era membro do conselho de administração tanto do Carrefour Brasil como da matriz, na França.

O Carrefour é a participação em empresa mais relevante do Península. A holding tem mais de 8% da fatia global da empresa, sendo a segunda maior acionista. Estão na carteira também o e-commerce e vinhos Wine, a Oncoclínicas e a Padaria Benjamin.

A gestora de recursos é a O3 Capital, que trabalhava inicialmente com uma carteira de investimento para os Diniz, mas abriu a possibilidade de investimento ao público geral em 2021.

A última empreitada de Abilio foi a Altitude, uma gestora de venture capital lançada no ano passado, que usa recursos da família para investimentos em startups.

Já no braço de filantropia, o Instituto Península faz investimentos na área de educação, com a formação de professores, e esportes, uma paixão do empresário. Dentro deste braço, está o Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR-SP), que promove a preparação de atletas de alto rendimento, inclusive olímpicos.

Os filhos de Abilio Diniz também tocam negócios e iniciativas próprias. Os mais marcantes são a Rizoma Agor e a Fazenda da Toca, empreendimentos de Pedro Paulo Diniz. O ex-piloto de Fórmula 1 mergulhou na produção e pesquisa agrícola com práticas sustentáveis.

Apoiada pelas pesquisas da Rizoma, a Fazenda da Toca, em Itirapina (SP), tornou-se a maior produtora de ovos orgânicos da América Latina. Além de ovos, a fazenda de 2,3 mil hectares ainda produz leite e milho (também orgânicos). É definida como "um polo de produção de orgânicos em larga escala".

A propriedade já era da família Diniz, mas ganhou essa funcionalidade por meio de Pedro Paulo, em 2009. "A Fazenda realiza constantemente cursos, visitas e vivências com o objetivo de compartilhar seus aprendizados na produção orgânica e engajar cada vez mais pessoas em práticas produtivas que ajudem a regenerar o nosso planeta", diz a apresentação do local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES