Morre aos 87 anos Abilio Diniz, que fez do Pão de Açúcar a maior rede varejista do país

Ele presidiu o Pão de Açúcar por quase 6 décadas e depois tornou-se acionista do Carrefour

Morre aos 87 anos Abilio Diniz, que fez do Pão de Açúcar a maior rede varejista do país | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fazer algo importante nesta vida. Deixar a própria marca. Ter uma mentalidade vencedora. Se você me pedisse para listar três ambições de Abilio Diniz, eu certamente listaria essas. Não só por conhecer a trajetória profissional dele, mas por esses três pontos terem sido também listados em sua última postagem do LinkedIn, antes de falecer aos 87 anos. (As informações são da jornalista Sabrina Bezerra do StarSe.com)

“Eu sempre quis fazer algo de importante nesta vida, deixar a minha marca. Mas, para conseguir isso, era preciso ter uma mentalidade ousada, vencedora. Por isso, eu sempre pensei grande porque ser grande é uma escolha. Basta acreditar e ir atrás.” 

EMPREENDEDORISMO

E foi o que ele fez. Para você ter uma noção, em 2007, a revista Época NEGÓCIOS, fez uma publicação com a chamada: “Este homem tem futuro?”. Isso porque, na época, o Grupo Pão de Açúcar estava com dificuldades em reverter as quedas nas margens de lucro e nas ações do grupo.  

“Mordemos a língua. Daquele ano em diante, Abilio levantou a empresa, assumiu a liderança de mercado, comprou o Ponto Frio e as Casas Bahia, encontrou um CEO para chamar de seu, teve outro filho, brigou com os sócios franceses do Casino, deixou o Pão de Açúcar, comprou participação na BRF e adquiriu ações do Carrefour”, diz outra reportagem da revista 8 anos depois. Além disso, continuou tendo voz ativa nos conselhos de administração no Brasil e na França.

Isso aconteceu porque o Abilio tinha uma capacidade de se reinventar, essa característica, por sinal, é um dos traços mais marcantes da trajetória do empreendedor.

Morre aos 87 anos Abilio Diniz, que fez do Pão de Açúcar a maior rede varejista do país - Foto: Divulgação

TRAJETÓRIA DE ABÍLIO DINIZ

Abílio se formou em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Após a formação, em 1959, seu objetivo seria se especializar nos Estados Unidos, mas mudou de ideia depois de seu pai fazer um convite: abrir a primeira loja do Pão de Açúcar, em São Paulo.

  • Cerca de um ano depois, mais de 60 lojas em 17 cidades foram abertas.
     
  • Em 1971, foi inaugurado o Jumbo, primeiro hipermercado do Brasil. 
     
  • Em 1976, comprou a Eletroradiobraz

O empreendedor também foi o primeiro a criar supermercado em shopping e a abrir suas lojas 24 horas. 

Quando o assunto é desenvolvimento de talentos, tornou-se um dos pioneiros na criação de programas de trainees do Brasil.

 LIÇÕES DE ABÍLIO DINIZ

Abaixo, você confere algumas dicas extraídas dos vídeos publicados no LinkedIn de Abilio para ser executivo ou executiva de sucesso: 

1 - NÃO PERCA AS OPORTUNIDADES

“Gostaria de deixar um rápido conselho a todos vocês para este ano que se inicia: nunca deixem de olhar as oportunidades que surgem. Essa é uma lição que aprendi ao longo do tempo. Costumo dizer que as chances da vida são como um trem que passa na porta da sua casa: ele pode até passar outra vez, mas talvez não com as mesmas oportunidades.” 

2 - SEJA O OU A MELHOR

“Lute para ser o melhor. Ser o maior é uma consequência.” 

3 - FALE NÃO

“Muita gente tem dificuldade de falar não. Claro que é muito mais legal, mais divertido e mais alegre falar sim. Mas o não precisa ser dito, quando ele é necessário. É sua obrigação dizer não. Sua obrigação é ser claro. Mas existem várias formas de dizer não. Você pode colocar o não de uma maneira muito positiva, até começando pelo contrário, dizendo: ‘Olha, isso poderia ser feito assim, mas na realidade, deve ser feito de outra maneira’. Toda vez que você explica um não, as pessoas o encaram bem. É um erro muito grande não dizer não quando é necessário.” 

4 - CUIDE DA SUA SAÚDE MENTAL

“Saúde mental é um assunto muito importante e que não deveria ser tabu, principalmente neste mundo de tantas transformações. Meu conselho de um jovem de 86 anos e que já viveu muitos desafios na vida é: sempre que sentir ansiedade, tristeza, esgotamento ou depressão, converse com pessoas próximas e procure ajuda de profissionais. Não tenha medo do apoio para encontrar a luz interior. Isso vai te direcionar para uma vida melhor.” 

NOTA DA FAMÍLIA

"É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.

O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES