Alckmin defende redução de impostos para estimular a indústria nacional

A redução de impostos para a compra de máquinas, visa aumentar a produtividade e impulsionar a economia do país.

O vice-presidente Geraldo Alckmin foi entrevistado pel jornalista Míriam Leitão, da GloboNews | Reprodução/GloboNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vice-presidente Geraldo Alckmin defendeu hoje (28) o programa governamental de redução de impostos para impulsionar a compra de máquinas pela indústria nacional, visando aumentar a produtividade e impulsionar a economia do país. 

Em entrevista à jornalista Míriam Leitão, o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços explicou que o projeto, recentemente enviado ao Congresso, propõe abatimentos no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e na Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) para empresas que investirem em novos equipamentos. Para ele, a iniciativa pode "melhorar a produtividade" e fazer a economia do país crescer.

Alkmin explicou que a chamada "depreciação acelerada" visa estimular setores econômicos a investirem em novos equipamentos, aparelhos e instrumentos. Como consequência da modernização das fábricas brasileiras, o governo espera um aumento da produtividade.

"Você [empresário] vai investir em bens de capital, e você vai ganhar produtividade. Temos dois problemas na economia: baixo investimento, baixa produtividade. Você vai ao encontro dos dois. Melhorar investimento, melhorar produtividade. O que é a depreciação superacelerada? Substitua suas máquinas e equipamentos, eu diminuo imposto de renda da pessoa jurídica e diminuo a CSSL", afirmou Alckmin.

Impacto da medida

O estímulo deve custar cerca de R$ 1,7 bilhão aos cofres públicos este ano e o mesmo valor em 2025. Alckmin também abordou as investigações da Polícia Federal sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, destacando o papel do presidente Lula em preservar a democracia.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES