Alta do preço do combustível entra em vigor neste sábado (18)

Brasileiro deve pagar combustível mais caro. A alta da gasolina chega a 5,18% e do diesel a 14,26%. O sobrepreço dos combustíveis impulsiona a inflação.

Gasolina | Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Passa a valer neste sábado (18) o reajuste no valor dos combustíveis, que torna mais cara a gasolina em 5,18% e o diesel em 14,26%. Em Teresina, entre os dias 5 e 11 de junho, o preço médio da gasolina era de R$7,990, enquanto que o diesel era de R$7,344. A situação é preocupante porque deve encarecer o preço final dos produtos, inclusive da alimentação.

O anúncio do aumento no preço dos combustíveis foi anunciado na sexta-feira (17) e agora passa a valer em todo o país. O diesel não era reajustado desde o dia 10 de maio. A gasolina, no entanto, teve última alta divulgada em 11 de março. O gás natural permanece com o mesmo preço.

Gasolina e diesel mais caros. Crédito: Arquivo Meio Norte.

O preço dos combustíveis foi tema de uma discussão do Conselho de Administração da Petrobras, que esteve reunido na quinta-feira para tratar do assunto.

A justificativa da Petrobras é a crise no mercado global de energia, que está em uma "situação desafiadora" por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia. Além disso, a questão da mudança rápida de preços em todo o mundo também foi levantada. Por outro lado, o brasileiro sofre, principalmente os 33 milhões que passam fome no país.

A polêmica do ICMS

O Congresso Nacional aprovou esta semana um projeto que limita a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para combustíveis, energia, gás natural, comunicações e transportes coletivos. A medida é uma das tentativas do Governo Federal para frear o preço dos combustíveis em pleno ano eleitoral. A matéria agora depende da sanção do presidente.

A medida é polêmica porque pode afetar os recursos dos estados, precarizando serviços como a saúde, educação, segurança pública e mesmo a folha dos servidores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES