Aneel propõe diminuir em até 37% os valores das bandeiras tarifárias

De acordo com o plano, a maior redução proposta incidiria sobre a bandeira tarifária amarela

Aneel propõe diminuir em até 37% os valores das bandeiras tarifárias | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terça-feira, 22 de agosto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu seu aval para a abertura de uma consulta pública que abordará a possibilidade de redução dos montantes associados às bandeiras tarifárias, elementos inseridos nas contas de eletricidade dos consumidores. O período de consulta se estenderá do dia 23 de agosto até 6 de outubro. Essa medida surge como resposta à disponibilidade ampliada de recursos energéticos no Brasil.

Conforme delineado no plano, a maior diminuição sugerida seria aplicada à bandeira tarifária amarela, resultando em uma redução aproximada de 37%. Tal redução implicaria na alteração dos atuais 29,89 reais por megawatt-hora (MWh) para 18,85 reais por MWh.

Quanto à bandeira vermelha, especificamente no patamar 1, a sugestão é uma redução de 31%, resultando em 44,64 reais por MWh. Já no patamar 2 da bandeira vermelha, a proposta busca uma queda de quase 20%, estabelecendo-se em 78,77 reais por MWh.

Existe a possibilidade de que os valores sofram alterações, dependendo da análise feita  pelo órgão regulador, considerando as contribuições a serem recebidas por parte dos interessados. "A proposta de redução anunciada pela Agência também repercutirá favoravelmente sobre os reajustes tarifários ordinários (das distribuidoras de energia)", disse a Aneel, em nota.

Adicionalmente, a agência afirmou que a diminuição dos montantes relacionados às bandeiras tarifárias é viável devido ao panorama hidrológico positivo e à notável disponibilidade de fontes de energia renovável no país. É importante ressaltar que a bandeira tarifária para o mês de agosto permanece verde, indicando ausência de custos adicionais nas faturas de eletricidade para os consumidores do Brasil. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES