Apesar do adiamento, aumento do IPI atingiu “objetivo”, diz ministro

Aumento do tributo para carros importados já trouxe investimentos, disse

Avalie a matéria:
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou nesta sexta-feira (21) que a medida do governo de aumentar em 30 pontos percentuais o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre carros importados que não tenham fábrica no Brasil já produziu parte dos "efeitos" desejados.

Segundo ele, a decisão do Supremo Tribunal Federal de suspender a incidência novo imposto até dezembro não prejudica a política do governo de estimular a produção nacional de veículos.

"Acho que não tem prejuízo. Objetivo nosso era trazer novos investimentos, estimular que as empresas venham produzir no Brasil aquilo que hoje elas apenas exportam para o Brasil e esse objetivo está sendo atingido", disse.

O Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu nesta quinta-feira (20) adiar, para 15 de dezembro, a entrada em vigor do aumento de 30 pontos porcentuais do IPI sobre veículos que não tenham 65% de produção local.

Pimentel afirmou que o governo não "esperava" essa decisão, mas disse que vai cumpri-la. "Esperar, não. Achávamos que não ia acontecer, mas não atrapalha, não. Decisão do Supremo Tribunal a gente cumpre. É simples assim. Daqui a 90 dias a gente começa a praticar o IPI", disse.

De acordo com o ministro, novas fábricas automotivas vão se instalar no Brasil nos próximos anos. Nesta sexta, a MAN Latin America, que fabrica ônibus e caminhões, anunciou investimento de R$ 1 bilhão no Brasil entre 2012 e 2016. Segundo Pimentel, que também participou do encontro, os recursos serão aplicados para dobrar a capacidade de produção na fábrica da empresa em Resende (RJ), que passará produzir 140 mil veículos por ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES