Aposentados e estudantes do Prouni terão benefício de passagens de avião mais baratas

Programa do governo federal deve ser lançado entre janeiro e fevereiro, segundo anunciou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Estudantes e aposentados do INSS poderão realizar viagens com passagens de até R$ 200 | Caroline Hardt/ via Jovem Pan
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo federal planeja lançar o programa Voa Brasil no final de janeiro ou início de fevereiro, de acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O anúncio, feito nesta terça-feira (9), estabelece que a iniciativa visa oferecer passagens aéreas com valores até R$ 200 para aposentados do INSS que ganham até dois salários mínimos e estudantes do Prouni. A restrição para participar do Voa Brasil é não ter viajado de avião nos últimos 12 meses. 

O ministro indicou que essa é a primeira fase do programa, com a previsão de disponibilidade para a compra de passagens no início de fevereiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará a quantidade de bilhetes aéreos disponíveis. 

A expectativa inicial do Executivo, anteriormente para 2023, previa 1,5 milhão de passagens mensais para aposentados e estudantes. Mas Silvio esclareceu que, por enquanto, não é possível incluir os pensionistas, destacando a limitação do programa. "É um programa com começo, meio e fim. Não temos condição do dia para a noite ampliar mais setores, mas a gente gostaria”, explicou o ministro. 

O ministro também enfatizou a necessidade de combater aumentos abusivos nos preços das passagens aéreas, mencionando a redução do Querosene de Aviação como um esforço para diminuir os custos.

Lula em reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho | foto: Ricardo Stuckert

Lula publicou fotos com o ministro e presidente do Sebrae, Décio Lima, feitas durante a reunião, pelo X (antigo Twitter). Na ocasião, Lula criticou a gestão anterior, referindo-se à administração de Jair Bolsonaro. 

"Me reuni hoje com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Filho e o presidente do Sebrae, Décio Lima. Conversamos sobre o programa Voa Brasil, para oferecer passagens com preços mais baixos para aposentados e prounistas, os planos para a construção do túnel entre Santos e Guarujá e os esforços para a reativação do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, parado pela incompetência com prazos do governo anterior. Começamos o ano trabalhando para termos avanços em todo o país", destacou o presidente.

Com informações do Metrópoles



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES