Arábia Saudita abre mercado para importação de carne produzida no Brasil

O Ministro anunciou que foi liberada a habilitação para exportação de caprinos brasileiros para o país, logo após reunião com o Ministério de Meio Ambiente, Águas e Agricultura.

Ministro Carlos Fávaro esteve na Arábia Saudita estreitando relações comerciais com o país asiátioc | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil agora conta com um novo mercado para a exportação de caprinos brasileiros. A informação foi confirmada pelo Ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, que cumpriu agenda nessa segunda-feira (31), na Arábia Saudita. 

A ampliação das relações comerciais de produtos da agropecuária brasileira é uma das missões da comitiva do Mapa, no país asiático. O Ministro anunciou que foi liberada a habilitação para exportação de caprinos brasileiros para  o país, logo após  reunião com o Ministério de Meio Ambiente, Águas e Agricultura (MEWA). Com a medida do governo saudita, estabelecimentos interessados em comercializar a produção de caprinos para a Arábia Saudita devem buscar a habilitação junto ao Mapa.

Segundo o Ministério, o Brasil possui 25 novos mercados para a exportação agropecuária desde o inicio do ano. De acordo com os dados do IBGE (2019), o Brasil é o 21º produtor de caprinos com um rebanho de aproximadamente 11,3 milhões, concentrado, majoritariamente, na região Nordeste do país.

Produção sustentável

O ministro da Agricultura e Pecuária também anunciou a formação do grupo de trabalho entre Brasil e Arábia Saudita para a estruturação da parceria entre os países no maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo, desenvolvido pelo Mapa. O programa visa a conversão de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis.

Durante o encontro, também foram realizadas as tratativas para a regionalização do protocolo de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP),  em caso de detecção de focos em granjas comerciais. O Brasil é o maior exportador de frango do mundo e um dos únicos países que mantém o status de livre da IAAP, conforme a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Desde domingo (30), a comitiva brasileira cumpre missão na Ásia. Além de ter cumprido agendas em Riade, Fávaro realizou reunião bilateral com o ministro de Meio Ambiente, Água e Agricultura da Arábia Saudita, Abdulrahman Abdulmosen A. Al-Fadley. A comitiva também se reuniu com representantes da Sabic Agri-Nutrients e da Companhia Saudita de Investimentos em Agricultura e Pecuária (Salic). A delegação brasileira desembarcou em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, na segunda-feira (31) e ficará até esta quarta-feira (02).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES