Banco Central dos Estados Unidos lança o FedNow, o pix americano

A forma de pagamento instantânea será utilizada por trinta e cinco bancos e por cooperativas de crédito americanas.

A forma de pagamento instantânea tem as mesmas funções do PIX brasileiro | Reprodução - Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com emissoras internacionais, o Federal Reserve (FED), o banco central dos Estados Unidos, teria iniciado nesta quinta-feira (20), as primeiras operações para darem início ao sistema de pagamento instantâneo chamado de 'FedNow"A forma de pagamento foi anunciada primeiramente no ano de 2019. O serviço de pagamento tem funcionalidade e funções semelhantes ao PIX, utilizado no Brasil.

A nova forma de pagamento promete agilizar de uma forma simples o processo de transferência de dinheiro nos Estados Unidos. Em nota postada pelo banco central americano, foi informado que nesta primeira fase, a ferramenta estará disponível para a aquisição de 35 bancos e algumas cooperativas de crédito, além de uma área no Departamento do Tesouro.

Segundo a nota, o novo método permitirá que seus usuários transfiram dinheiro a qualquer hora e em todos os dias, finais de semana e feriados estão inclusos. Atualmente, nos EUA, os americanos utilizam apenas uma forma de transferência, porém ela não funciona nos finais de semana e ainda pode demorar alguns dias para que o dinheiro caia na conta, como o depósito aqui no Brasil.

Apesar da nova medida ter vindo em uma boa hora, alguns dirigentes do FED já avisaram de antemão que ainda não há prazo certo para que todos os usuários tenham acesso ao FedNow. “O Federal Reserve criou o FedNow Service para ajudar a fazer pagamentos diários nos próximos anos de maneira mais rápida e conveniente”, afirmou Jerome Powell, presidente do FED.

“Com o tempo, à medida que mais bancos optarem por usar essa nova ferramenta, os benefícios para indivíduos e empresas incluirão permitir que uma pessoa receba um contracheque imediatamente ou uma empresa acesse fundos instantaneamente quando uma fatura for paga”, conclui.

No Brasil, o PIX é um modo de transferência monetária e de pagamento eletrônico instantâneo em real brasileiro, oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas, que funciona 24 horas por dia, ininterruptamente, sendo o mais recente meio de pagamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro. O método de pagamento começou a ser utilizado pelos brasileiro recentemente também, no ano de 2020.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES