Banco Central projeta crescimento de 7,7% no volume de crédito em 2023

A projeção reflete a atual política de aperto monetário, com a taxa básica de juros, a Selic, mantida em 13,75% ao ano

BC faz previsão para crescimento do crédito | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco Central (BC) divulgou suas projeções para o mercado de crédito bancário no Brasil em 2023, prevendo um crescimento de 7,7% no volume total de crédito. Essa estimativa foi ligeiramente elevada em relação à previsão anterior de 7,6%, divulgada em março do mesmo ano. A projeção reflete a atual política de aperto monetário, com a taxa básica de juros, a Selic, mantida em 13,75% ao ano desde agosto do ano anterior.

O BC destaca que o aumento da taxa Selic é uma medida para conter a inflação, uma vez que juros mais altos tornam o crédito mais caro, desestimulando o consumo e favorecendo a poupança, o que contribui para evitar uma demanda excessiva na economia.  Os resultados do aperto monetário são refletidos na desaceleração da economia e também no encarecimento do crédito.

A revisão do cenário macroeconômico e os novos dados do mercado de crédito foram incorporados para elaborar a nova estimativa. De acordo com o Relatório de Inflação, publicação trimestral do BC, o saldo dos empréstimos às famílias teve uma evolução acima do esperado, especialmente no segmento direcionado, enquanto os financiamentos às empresas sofreram uma retração mais intensa, principalmente no segmento livre.

Para o segmento de crédito livre destinado a pessoas físicas, a projeção de crescimento do estoque aumentou de 8% para 9%, refletindo a maior resiliência nas concessões até abril de 2023. Já para o crédito livre concedido a empresas, a projeção foi reduzida de 6% para 3%, devido à desaceleração mais intensa do que o esperado no primeiro quadrimestre do ano.

O BC explica que a oferta restritiva de crédito no início do ano foi influenciada pelas condições gerais da economia, incluindo o ciclo monetário atual, e também teve reflexos do caso das Lojas Americanas, que estão em recuperação judicial desde janeiro, enfrentando uma crise após a revelação de "inconsistências contábeis" de R$ 20 bilhões. Enquanto o crédito livre registrou uma desaceleração, o crédito direcionado apresentou um crescimento para pessoas físicas, com a projeção aumentando de 9% para 11%. 

De acordo com o Banco Central, esse crescimento foi impulsionado pela maior disponibilização de crédito rural no início do ano. No entanto, o crédito imobiliário ainda apresenta uma desaceleração discreta, apesar de uma queda nas concessões desde meados de 2021. Vale ressaltar que, devido aos longos prazos dessas modalidades e suas pequenas amortizações em comparação ao saldo total, as mudanças nas concessões têm um impacto mais defasado na carteira de crédito. 

Para o segmento de crédito direcionado a pessoas jurídicas, a projeção permanece em 7%. As informações fornecidas pelo BC visam fornecer uma visão clara do cenário de crédito no país, considerando suas ramificações econômicas e os esforços para controlar a inflação em meio ao contexto atual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES