Haddad diz que espera 'retorno' do BC após 'esforço' na área econômica

A Selic está em 13,75% ao ano. Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vêm pressionando o BC por uma queda na taxa de juros

Haddad diz que espera 'retorno' do BC após 'esforço' na área econômica | José Cruz/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (20), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reiterou seu apoio à redução da taxa básica de juros (Selic) como medida para impulsionar a economia brasileira. Questionado sobre suas expectativas em relação à próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), marcada para os dias 1º e 2 de agosto, Haddad expressou otimismo, afirmando que aguarda um posicionamento favorável do colegiado do Banco Central (BC) devido aos esforços empreendidos na área econômica.

A Selic está em 13,75% ao ano. Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vêm pressionando o BC por uma queda na taxa de juros. "As entregas que foram feitas ao longo do ano não têm precedente, o que o Congresso trabalhou, o que o Judiciário trabalhou para ajudar a arrumar a casa, totalmente bagunçada em 2022. Não me lembro, desde que acompanho economia, de um semestre tão produtivo", disse Haddad.

"O que se espera é que haja uma reação compatível [do BC]. Do ponto de vista da autoridade monetária, se espera um retorno do esforço que foi feito. Evidentemente, do meu ponto de vista, há algum tempo temos espaço para caminhar para a mesma direção", completou.

Durante uma entrevista com jornalistas no Rio de Janeiro, o ministro Fernando Haddad defendeu novamente a redução da taxa básica de juros (Selic) como uma medida para estimular a economia brasileira. O momento ocorreu durante o lançamento de uma agenda que contém propostas de reformas financeiras para o ciclo 2023-2024. Conforme o governo, essa agenda visa aprimorar as regulamentações e aumentar a eficiência nos mercados financeiros, de capitais, seguros, capitalização e previdência complementar aberta. Essas propostas são de natureza microeconômica e estão sendo discutidas em conjunto com representantes dos setores correspondentes. 

Na entrevista, Haddad disse que a Reforma Tributária é a "mãe" de todas as reformas e também procurou defender outros projetos do governo, como o arcabouço fiscal. Para o ministro, a economia tem a oportunidade de "deslanchar" se o país souber fazer o que tem de ser feito. "Economia tem muito de Fórmula 1: você tem de acertar o carro", disse. "Não adianta andar para frente. Tem de andar mais rápido do que os outros".

(Com informações da Folhapress - Leonardo Vieceli)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES