Brasil adia retorno da exigência de visto para turistas do Canadá, Austrália e EUA

A isenção de visto para esses países, concedida em 2019, foi revista após consultas com as autoridades.

Visto voltará a ser exigido para os três países a partir de abril deste ano | Unsplash
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgado nesta quinta-feira (5), modificou a data para o restabelecimento da exigência de visto para turistas provenientes do Canadá, Austrália e Estados Unidos ao entrar no Brasil. 

O prazo originalmente previsto para 10 de janeiro foi adiado para 10 de abril, visando aguardar a conclusão da implementação do sistema e evitar interferências durante a alta temporada de viagens de fim e início de ano, de acordo com o governo. A isenção de visto para esses países, concedida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2019, foi revista após consultas com as autoridades americanas, canadenses, japonesas e australianas. Diante da resposta negativa dos EUA, Canadá e Austrália, o Brasil decidiu retomar a exigência, fundamentado no princípio da reciprocidade na diplomacia. 

O governo avalia que a medida não resultou em benefícios significativos para o país em termos de aumento expressivo de turistas. No caso do Japão, um acordo foi alcançado para isentar os brasileiros da exigência de visto, estendendo o mesmo benefício aos japoneses que visitam o Brasil. A Câmara aprovou urgência para analisar um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que visa retomar a medida originalmente assinada por Bolsonaro em 2019.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES