Comércio de Teresina registra crescimento das vendas nas últimas semanas

A resposta do mercado na terceira semana de maior tempo de funcionamento das atividades econômicas trouxe um resultado ainda tímido.

Lojas de Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tempo ainda é de pandemia e de dificuldades para a maioria dos empreendimentos. Mas com a flexibilização das medidas restritivas nas últimas semanas, lojistas e empreendedores tiveram um alívio, pois foi registrado um leve aumento das vendas no comércio de Teresina.

Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (SINDILOJAS), Tertuliano Passos, a flexibilização que começou na semana do Dia das Mães foi boa para o comércio. O horário foi estendido e nas duas últimas semanas, as vendas cresceram 23% em relação às semanas anteriores.

A resposta do mercado na terceira semana de maior tempo de funcionamento das atividades econômicas trouxe um resultado ainda tímido. "O consumidor começa a perceber, a procurar informações e quer ter mais confiança", diz o presidente do Sindilojas, declarando que apesar dessa flexibilização, o fator desemprego é um percalço para atividade econômica.

Isabela Leal diz que comércio sentiu os efeitos positivos da flexibilização

Para Tertualino, faltam mais investimentos públicos e geração de emprego, principalmente na área de construção civil e de infraestrutura. A situação de desemprego em alta afeta o mercado.

A empresária Isabela Leal confessa que após a liberação de algumas atividades econômicas, o funcionamento das lojas de segunda-feira a sábado, o comércio sentiu os efeitos positivos.

"A flexibilização na semana do Dia das Mães foi muito boa e trouxe impacto positivo para o mercado", explica, enfatizando que essa melhoria no cenário econômico é leve. "Com a flexibilização percebemos um aumento de 15% nas vendas", diz, a empresária Isabela Leal, declarando que isso é um alívio, mas a situação é difícil por conta do desemprego.

A empresária afirma que muitos negócios estavam tentando se manter após primeira onda e quem conseguiu superar essa fase porque tinha algum estoque e uma reserva financeira teve que aplicar tudo para superar a segunda onda da Covid-19. A segunda onda foi pior, mesmo com o comércio aberto, havia a descapitalização da população, com a perda de postos de trabalho.

A empresária do ramo de vestuário está na expectativa de dias melhores para o segmento e diz que, como já tem esse aumento nas vendas, a esperança é de que no ritmo atual, a situação volte ao normal em 2 anos.

Empreendimento de Taffarel Lucas registrou aumento considerável nas vendas

Vendas virtuais 

Empreendedor no segmento de roupas e acessórios femininos, o empresário Taffarel Lucas diz que as vendas aumentaram muito com a flexibilização das medidas restritivas. O segredo para essa alavancada nas vendas, segundo o empresário, é trabalhar com produtos que agradam o público.

Taffarel Lucas ressalta a importância de se reinventar e conta que mesmo no período de fechamento total do comércio no ano de 2020 obteve êxito com as vendas de forma virtual. Tudo que posta, ele vende.

Na pandemia, ele explica que seu empreendimento cresceu e chegava a fazer 200 entregas por dia. "Abri a filial de minha empresa com o lucro obtido com as vendas feitas durante a pandemia", relata.

Taffarel Lucas diz que a flexibilização foi boa e fez aumentar as vendas nas lojas físicas e ele continua explorando outros formatos para vender a mercadoria e vem obtendo bons resultados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES