Conab conclui primeiro ciclo do mapeamento de soja no Piauí e Maranhão

Operação inclui visitas em Bom Jesus, Monte Alegre, Gilbués, Baixa Grande do Ribeiro e Santa Filomena, além do município maranhense de Alto Parnaíba.

Produção de soja no Piauí | Divulgação CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão em campo nesta semana, até o dia 22 de janeiro, para realizar a coleta de informações que servirão como base para o mapeamento da soja nos estados do Piauí e Maranhão. 

A operação inclui visitas a lavouras nos municípios piauienses de Bom Jesus, Monte Alegre, Gilbués, Baixa Grande do Ribeiro e Santa Filomena, além do município maranhense de Alto Parnaíba.

Durante a pesquisa, serão identificadas as lavouras de soja em espaço amostral definido por sorteio aleatório, seguido de metodologia específica. “Esta ação compõe um grande projeto da Conab em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para o mapeamento da soja em todo o território nacional, com o objetivo de aprimorar a metodologia das estimativas de safra da Companhia”, explica o superintendente regional da Conab no Piauí, Danilo Viana. 

“A expectativa é realizar o mapeamento da safra 2021/22 desta cultura nas regiões produtoras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba)”.

O trabalho iniciado nesta semana é uma das quatro etapas previstas da pesquisa nos dois estados. Os próximos ciclos devem ocorrer nos meses de fevereiro e março deste ano. As principais informações colhidas são o registro e a localização geográfica dos cultivos de soja, a identificação das culturas e as fases do seu desenvolvimento, entre outros, a fim de validar o mapeamento prévio realizado por imagens de satélite. A Conab já desenvolve o mapeamento de 98% da área total de produção do país, a partir de análises do sensoriamento remoto comprovadas por verificações presenciais.

Produção de soja no Piauí (Divulgação CCOM)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES