Desenrola tem adesão do Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú

Meta do governo é tirar 1,5 milhão de brasileiros da lista de inadimplentes.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad | Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o programa Desenrola pretende tirar 1,5 milhão de brasileiros da lista de inadimplentes e já conta com a adesão do Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú. Conforme comunicado feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), instituição que representa as instituições financeiras, os bancos darão sua colaboração para reduzir o número de consumidores com nomes negativados. Ao ser efetivado o programa, os bancos já entram em ação.

A Caixa Econômica Federal ainda não comunicou a sua adesão e disse, em nota, que está avaliando os impactos operacionais e financeiros que o programa pode provocar. Porém, está participando de forma ativa de reuniões realizadas com a Febraban e o Ministério da Fazenda.

“O banco esclarece que participa ativamente das reuniões com a Febraban e o Ministério, com o objetivo de contribuir para a construção de solução alinhada à premissa de atendimento qualificado aos clientes e ao planejamento estratégico desta instituição”, informou a Caixa.

Leia Mais

A proposta do Desenrola é unir credores e devedores com a finalidade de tratar da dívida, fazendo com que os valores devidos possam ser renegociados e a situação de inadimplência seja encerrada. De acordo com o programa, as instituições financeiras que irão fazer parte do projeto deverão perdoar dívidas no valor de até R$ 100,00. Como contrapartida, o Governo Federal vai conceder incentivos às instituições que aceitarem entrar no programa.

O programa é dividido por faixas e na 1ª, estão incluídas pessoas que ganham até 2 salários mínimos ou que têm os nomes incluídos no Cadastro Único (CadÚnico). Nesta situação, o Desenrola vai permitir a garantia para renegociar dívidas de até R$ 5 mil, levanco em conta a soma das dívidas. Já os devedores que  entrarem programa deverão zerar os débitos à vista, com recursos próprios, ou mediante contratação de nova operação de crédito em uma instituição financeira credenciada. No caso, o valor total do crédito poderá ser dividido em até 60 parcelas, com juros de 1,99% ao mês.

As instituições financeiras credenciadas poderão pedir garantia do Fundo de Garantia de Operações (FG) para conceder financiamento aos devedores. Pelo regulamento do programa, sobre a dívida renegociada não incidirá Imposto de Operações Financeiras (IOF). Para o interessado em participar do programa, o Governo estipulou um calendário e as negociações estão previstas para iniciar nomês de julho.

Entre os critérios adotados pelo Desenrola, não podem ser financiadas dívidas concernentes a crédito rural;  financiamento imobiliário;  operações com funding ou risco de terceiros; e outras operações definidas em ato do Ministro de Estado da Fazenda. Outro dado relevante é que se o contratante de crédito ficar inadimplente, os bancos poderão cobrar a dívida em nome prórpio. De acordo com a Medida Provisória, é “vedada a adoção de procedimento menos rigoroso do que aquele usualmente empregado para a recuperação de créditos próprios”.

Na segunda faixa, será ofertado crédito para dívidas contraídas no banco. Neste grupo, o governo não vai garantir o FGO, no entanto, dará acesso a outros incentivos e para renegociação da dívida, as instituições financeiras devem fazer o apuro do crédito presumido baseado no limite ao menor valor. Nesta faixa, também não incide o IOF.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES