Geração de empregos no Natal de 2023 deve ser uma das maiores, projeta CNC

Segundo a CNC, as vendas devem ter um incremento de 5,6%, em comparação ao ano passado.

Comércio prevê crescimento de 5,6% nas vendas para o fim de ano | Rovena Rosa/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Natal de 2023 deve gerar um dos maiores números de empregos dos últimos dez anos. Esta é uma projeção anunciada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que prevê um aumento da oferta de vagas de empregos temporários na principal data comemorativa do varejo. 

Segundo a CNC, as vendas devem ter um incremento de 5,6%, em comparação ao ano passado. O comércio varejista brasileiro deve contratar 108,5 mil trabalhadores temporários, a maior oferta desde o mesmo período de 2013, quando foram abertas 115,5 mil vagas. 

Para a Confederação, a explicação para tanto otimismo se baseia em aspectos sazonais das admissões e desligamentos no comércio varejista, registrados mensalmente por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

“Além do aumento das vendas, o sentimento de confiança também está relacionado à recuperação econômica e às melhores condições de consumo, proporcionando oportunidades significativas para os trabalhadores temporários neste período festivo”, explica o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

O levantamento da CNC mostra ainda que 54% da oferta de vagas para o Natal deste ano deve se concentrar nos Estados de São Paulo (28,41 mil), Minas Gerais (12,13 mil), Paraná (9,14 mil) e Rio de Janeiro (7,96 mil), mais da metade das oportunidades ofertadas no país.

Segmentos contratantes e efetivação

A estimatica da CNC é de que os setores de hiper e supermercados devem oferecer 45,47 mil vagas, liderando as contratações para este fim de ano; em seguida, o ramo de vestuário, com 25,17 mil; utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com 15,98 mil; livrarias e papelarias, com 9,31 mil; e móveis e eletrodomésticos, com 5,7 mil vagas.

O setor de vestuário é um destaque do período, na passagem de novembro para dezembro, o faturamento do varejo cresce em média 34%, enquanto o vestuário costuma subir 90%. Nas previsões da CNC, o ramo de vestuário, calçados e acessórios, deverá registrar alta de 12,1% nas vendas natalinas, já descontada a inflação.

Entre as ocupações, três em cada quatro vagas criadas deverão ser preenchidas pelas dez ocupações mais demandadas nesta época do ano, como: vendedores e demonstradores em lojas e mercados (42.102), caixas (9.429) e almoxarifes e armazenistas (9.278), segundo a projeção da CNC.

“Com expectativa de melhora das condições de consumo, a CNC projeta uma taxa de efetivação dos trabalhadores temporários de 14,2% após o Natal deste ano, ligeiramente superior frente ao ano passado, quando o varejo efetivou 12,3% dos contratados”, analisa o economista da CNC Fabio Bentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES