Golpistas usam app falso do IRPF para roubar dados; veja como se proteger

Os criminosos utilizam logotipos semelhantes aos da Receita e disponibilizam os aplicativos fraudulentos nas mesmas lojas de aplicativos usadas pela instituição

Arrecadação federal de impostos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira (18), a Receita Federal emitiu um alerta sobre um golpe que está circulando durante a temporada de declaração do Imposto de Renda. Quatro dias após o início do prazo para envio das declarações, criminosos virtuais estão enviando emails e mensagens falsas, apresentando-se como a Receita Federal e induzindo os contribuintes a instalarem um aplicativo falso. Este aplicativo, supostamente, facilitaria o envio dos dados fiscais ao governo, mas na verdade contém um malware projetado para danificar sistemas e roubar informações pessoais.

COMO FUNCIONA O GOLPE? Os golpistas utilizam logotipos semelhantes aos da Receita e disponibilizam os aplicativos fraudulentos nas mesmas lojas de aplicativos usadas pela instituição, como a PlayStore e a App Store. No entanto, é fundamental que os contribuintes verifiquem cuidadosamente o desenvolvedor do aplicativo antes de realizar o download.

Os aplicativos oficiais para o Imposto de Renda são fornecidos pelo desenvolvedor "Serviços e Informações do Brasil", responsável pelas plataformas do governo federal. A Receita Federal reforça que seus aplicativos oficiais estão disponíveis para download nos links fornecidos em seu site oficial, e que nunca solicitará informações pessoais ou bancárias por email, mensagem de texto ou aplicativos de mensagens.

OUTRAS TÁTICAS USADAS: Além do aplicativo falso, os golpistas também estão utilizando outras táticas, como emails ou mensagens com títulos alarmantes, como "urgente" ou "regularize já a sua situação". O objetivo é criar uma sensação de urgência para que os contribuintes cliquem em links maliciosos ou instalem programas fraudulentos.

A Receita Federal recomenda aos contribuintes que sempre verifiquem a autenticidade das comunicações, evitando clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais a terceiros. Para realizar a declaração do Imposto de Renda de forma segura, os contribuintes devem utilizar os canais oficiais disponibilizados pela Receita, como o aplicativo Meu Imposto de Renda e o portal e-CAC.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES