Governador do Ceará anuncia isenção de 95% do ICMS para cadeia do leite

A partir de janeiro a cadeia produtiva do Leite vai ter isenção total de ICMS”, afirmou Elmano de Freitas

Governador do Ceará anuncia isenção de 95% do ICMS para cadeia do leite | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Elmano de Freitas participou, nesta sexta-feira (25), da inauguração da nova fábrica de leite condensado da Alvoar Lácteos, em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe. Durante a solenidade, o chefe do Executivo cearense anunciou decreto para a isenção do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O benefício vai começar a partir de setembro. 

“Estamos publicando um decreto que garante redução de 95% do ICMS para a cadeia produtiva do leite em todo o Ceará nos meses de setembro a dezembro. A partir de janeiro a cadeia produtiva do Leite vai ter isenção total de ICMS”, afirmou Elmano de Freitas. O decreto foi para a publicação no Diário Oficial do Estado. 

NOVA UNIDADE

A fábrica é parte do plano de investimentos, no Nordeste, da empresa que investiu no empreendimento R$ 25 milhões. A unidade inaugurada tem capacidade de processamento de 180 mil litros de leite por dia, onde é produzida toda a linha de leite condensado das marcas Betânia e Camponesa. 

“Eu tenho a convicção de que a cadeia produtiva do leite é a que mais gera oportunidade para esta Região. E com a ampliação desta fábrica, muitas famílias terão trabalho e vão levar dignidade para dentro de casa e, assim, Morada Nova e todo o Vale do Jaguaribe vão se desenvolver. Da parte do Governo do Ceará vamos oferecer as melhores condições para que esta cadeia possa se desenvolver”, afirmou o governador.

Com a ampliação, o complexo industrial de Morada Nova passa a processar, diariamente, 1,6 milhão de litros de leite por dia. A fábrica da Alvoar Lácteos já produzia toda a linha de lácteos da marca Betânia e passou a produzir a linha de leites UHT, leite em pó e creme de leite da marca Camponesa em junho deste ano.

Esta é a quinta maior empresa de laticínios do Brasil. O grupo produz 220 produtos vendidos em mais de 100 mil pontos de venda no Brasil e em mais de 40 países. São cerca de 4 mil colaboradores diretos, 6.500 famílias de produtores e 12 cooperativas abastecendo nove fábricas e 19 centros de distribuição.

“Com a nova unidade de produção exclusiva de leite condensado e o aumento na capacidade de processamento de leite em Morada Nova, a Alvoar Lácteos possibilita o desenvolvimento da cadeia de produtores de leite, promovendo investimento em tecnologias para aumento de produtividade no campo e o incentivo para entrada de novos produtores”, afirma Bruno Girão, CEO da Alvoar. “O Nordeste corresponde a 75% dos clientes da Alvoar. A cada 50 litros de leite captado pela Alvoar, um emprego é gerado na Região. Pretendemos continuar investindo e contribuindo ativamente para o desenvolvimento da Região”, complementa.

Presente ao evento, o prefeito de Morada Nova, Vanderley Nogueira, destacou a importância do empreendimento para a geração de renda e oportunidades no município. “Tenho dito que o Vale do Jaguaribe e todo o Ceará vão ganhar muito com esta fábrica. Somente na zona rural são mais de 3600 famílias beneficiadas, então, temos muito o que comemorar, porque mais pessoas estão tendo oportunidade de trabalho e renda”.

NOVO MERCADO

Morada Nova é a maior bacia leiteira do Ceará, com uma produção anual de quase 100 milhões de litros de leite. Élida Lira é gerente de Recursos Humanos da Alvoar Lácteos e ela destacou as oportunidades que se abrem com a nova fábrica. “Para a região é a abertura de um novo mercado e mais oportunidades para o homem do campo que se torna o nosso fornecedor e para os moradores daqui e das cidades vizinhas fazerem parte da nossa família, nesta fase que está conseguindo trazer mais pessoas para continuar levando este projeto adiante. Hoje, são 1500 colaboradores e certamente vamos ter mais pessoas construindo esta história”. 

Também compareceram ao evento, a senadora Augusta Brito, o deputado estadual Leonardo Pinheiro, os empresários Luiz Girão e Jorge Parente, fundadores das primeiras fábricas de leite em Morada Nova, vereadores, empresários e outras lideranças políticas da Região. 

(Com informações do Governo do Ceará)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES