Governo Lula impõe priorização do abastecimento nacional de combustíveis

A Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) terá que realizar estudos sobre a viabilidade técnica e econômica de mecanismos para priorizar o abastecimento nacional.

Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) terá que realizar estudos sobre a viabilidade técnica e econômica de mecanismos para priorizar o abastecimento nacional. | Ascom Petrobras
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Presidente do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), Alexandre Silveira, publicou a Resolução nº 2, que estabelece como de interesse da Política Energética Nacional que a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. - Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) realize estudos sobre a viabilidade técnica e econômica de mecanismos para priorizar o abastecimento nacional de combustíveis derivados de petróleo. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 06 de abril, nos despachos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores

Com o apoio técnico da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a PPSA terá até cento e oitenta dias para realizar os estudos e apresentar um relatório ao CNPE com os resultados obtidos. A resolução foi aprovada durante a 1ª Reunião Extraordinária do CNPE, realizada em 17 de março de 2023, e tem como base as leis e decretos relacionados à Política Energética Nacional, incluindo a Lei nº 9.478/1997, a Lei nº 10.847/2004, a Lei nº 12.304/2010 e a Lei nº 12.351/2010, entre outros.

Leia Mais

O objetivo dos estudos é avaliar a viabilidade de mecanismos que possam priorizar o abastecimento nacional de combustíveis derivados de petróleo, visando garantir o suprimento adequado do mercado interno e fortalecer a segurança energética do país. A medida é parte dos esforços do governo brasileiro para promover a autossuficiência e a soberania energética, buscando formas de tornar o Brasil menos dependente de importações de combustíveis.

Governo brasileiro quer que se dê prioridade a produção nacional (Foto: Ascom/Petrobras)A PPSA, empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia, será responsável pela condução dos estudos, contando com o apoio técnico da EPE, que é responsável por fornecer informações e análises sobre o setor energético brasileiro. Após a conclusão dos estudos, a PPSA deverá apresentar ao CNPE um relatório com os resultados obtidos, que poderão subsidiar a tomada de decisão do governo em relação às políticas de abastecimento de combustíveis no país.

Prates diz que Petrobras vai definir preços do petróleo 'como achar melhor'

Shell tem lucro anual recorde em 2022 com a alta nos preços do petróleo

Empresa no ramo de petróleo lucra quase meio bilhão de reais

A priorização do abastecimento nacional de combustíveis derivados de petróleo pode ter impactos significativos na indústria de petróleo e gás do Brasil, incluindo a produção, distribuição, preços e investimentos no setor. A medida busca assegurar a oferta de combustíveis para o mercado interno, reduzir a dependência de importações e fortalecer a segurança energética do país, garantindo o suprimento adequado para a população e para os setores econômicos.

A resolução entra em vigor na data de sua publicação e representa mais um passo do governo brasileiro na busca por estratégias que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável e a autonomia energética do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES