Ibovespa sobe e avança mais de 1% na semana; dólar fecha a R$ 4,91

A Bolsa se aproximou dos 129 mil pontos, com a prévia oficial da inflação de janeiro e o índice de preços ao consumidor (PCE) nos EUA.

Bolsa fechou em alta nesta sexta-feira (26) | Daniel Texeira/Estadão Conteúdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo, se aproximou, nesta sexta-feira (26), dos 129 mil pontos, com a prévia oficial da inflação de janeiro e o índice de preços ao consumidor (PCE) nos Estados Unidos. O Ibovespa encerrou em alta de 0,62%, atingindo 128.967 pontos pela segunda vez consecutiva, acumulando um avanço de 1,04% na semana.

Enquanto isso, o dólar fechou a R$ 4,91, apresentando uma queda de 0,24% no dia e recuando 0,32% ao longo da semana. Nos Estados Unidos, o Dow Jones teve um aumento de 0,16% nesta sexta-feira (26), enquanto o S&P 500 registrou uma queda de 0,07%.

No cenário interno, o IPCA-15, conhecido como prévia da inflação, subiu 0,31% em janeiro, ficando abaixo das expectativas do mercado. Esse dado fortaleceu a perspectiva de continuidade do ciclo de cortes de 0,50 ponto percentual na taxa Selic pelo Copom do Banco Central.

No Ibovespa, a notícia do pedido de recuperação judicial da Gol e a possível intervenção do governo na Vale impactaram o mercado. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, negou a interferência direta do presidente Lula na indicação de Guido Mantega para o comando da Vale.

No cenário internacional, os investidores reagiram à inflação medida pelo PCE nos EUA, referência para o Federal Reserve (Fed). O dado, em linha com as expectativas para dezembro, fortaleceu as apostas de um início de corte nos juros em maio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES