Inflação oficial acelera 0,87% em fevereiro; veja os setores mais afetados

O setor educacional foi o destaque, registrando a maior variação de 4,98%, contribuindo com 0,29 ponto percentual para o índice geral

Inflação em fevereiro: +0,87% | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apresentou uma aceleração em fevereiro, atingindo 0,83%, conforme dados divulgados nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este resultado superou a mediana das projeções, que apontavam para uma inflação de 0,79%, segundo levantamento da Bloomberg. Em janeiro, o IPCA já havia registrado uma alta de 0,42%, surpreendendo o mercado devido ao impacto do fenômeno climático El Niño sobre os preços de alimentos e bebidas.

Com a nova leitura de fevereiro, a inflação brasileira acumula um aumento de 4,5% nos últimos 12 meses, ultrapassando a projeção de 4,44% estimada pelo mercado. Dentre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, sete apresentaram elevação em fevereiro. O setor educacional foi o destaque, registrando a maior variação de 4,98%, contribuindo com 0,29 ponto percentual para o índice geral.

No segmento de alimentação e bebidas, que permanece em evidência no IPCA, houve uma elevação de 0,95% em fevereiro, embora tenha desacelerado em relação ao mês anterior. A alimentação no domicílio subiu 1,12%, com contribuições significativas de itens como cebola, batata-inglesa, frutas, arroz e leite longa vida. O grupo de transportes também influenciou o resultado, apresentando uma alta de 0,72%, impulsionado pelo aumento nos preços dos combustíveis.

Para o ano corrente, o centro da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central (BC) é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. A última edição do boletim Focus do Banco Central indica uma projeção de 3,76% para o IPCA ao final de 2024, abaixo do limite superior da meta.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES