Argentina desbanca Líbano e passa a ser o país com a maior inflação do mundo

A taxa anual de inflação na Argentina atingiu 211,4%, divulgada desde 11 de janeiro; no Líbano foi de 192,3%

Inflação na Argentina bate 211,4% | La Nación/GDA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Argentina assumiu a posição de país com a maior inflação em 2023, superando o Líbano, que ocupava o primeiro lugar. A taxa anual de inflação na Argentina atingiu 211,4%, divulgada desde 11 de janeiro, enquanto a inflação libanesa, revelada na última segunda-feira(22), ficou em 192,3%. Com essa diferença de quase 20 pontos percentuais, a Argentina ultrapassou o Líbano. 

Leia Mais

O presidente argentino, Javier Milei, eleito no ano passado com a promessa de combater a inflação crônica, alertou sobre a piora nos primeiros meses do seu governo devido a medidas rigorosas. Em dezembro, a inflação mensal atingiu 25,5%, a mais alta em três décadas. As iniciativas do governo, como a desvalorização do peso e a redução de subsídios, impactam os preços, com analistas prevendo possível aumento em janeiro. 

O governo afirma que, após um choque inicial, os preços devem diminuir, enquanto a população enfrenta condições de vida deterioradas. Nesta quarta-feira (24), iniciou-se a primeira paralisação geral contra as medidas econômicas adotadas pelo governo Milei, marcada por uma marcha em direção ao prédio do Congresso, em Buenos Aires. Sob a consigna "o país não está à venda", a mobilização foi convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), a maior central sindical do país, a partir do meio-dia, com previsão de duração de 12 horas. A Confederação de Trabalhadores Argentinos (CTA), a segunda maior central sindical, e setores do peronismo também aderiram à paralisação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES