INSS começa a liberar auxílio-doença e aposentadoria com perícia médica online

A medida faz parte dos esforços do governo Lula (PT) para reduzir a fila de perícias médicas presenciais

Modernização do INSS | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a liberação de benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por incapacidade permanente e Benefício de Prestação Continuada (BPC) por meio do uso de telemedicina. A medida, parte dos esforços do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reduzir a fila de perícias médicas, foi formalizada por meio de portaria do Ministério da Previdência Social, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (7).

De acordo com a portaria, as consultas online serão implementadas em agências da Previdência Social onde o atendimento presencial é considerado difícil, há tempo de espera elevado ou nos postos onde a tecnologia permite às consultas online. O novo sistema, em fase de implantação após a sanção da lei de enfrentamento à fila, também poderá ser utilizado como complemento à análise de documentos enviados pelo Atestmed.

Especialistas em Previdência consideram a medida um avanço, destacando que possibilitará atender segurados que residem em locais de difícil locomoção. A advogada Adriane Bramente, especialista em Previdência e representante do conselho consultivo do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), ressalta que a modernização da perícia médica é crucial para reduzir a judicialização.

O advogado Rômulo Saraiva, especialista em Previdência, apoia a implantação da medida, destacando a necessidade de cautela para evitar fraudes e selecionar os casos que ainda demandam perícia presencial. Ele enfatiza que, embora a perícia online seja mais assertiva que o Atestemed, a regulamentação precisa ser aperfeiçoada.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES