Levantamento aponta que Piauí tem o 3º maior rebanho de caprinos do Brasil

O município de Dom Inocêncio concentra a maior parte dos caprinos registrados no Piauí, com um total de 86 mil cabeças.

Produção de caprinos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com 1,9 milhão de caprinos, o Piauí é o terceiro maior do país. Apenas Bahia – com 3,6 milhões – e Pernambuco – com 3,1 milhões – superam a quantidade registrada em solo piauiense. É o que aponta a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2020, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Segundo levantamento, a cada 100 cabeças de caprinos registradas no país, cerca de 15 estão no Piauí. Isso porque o efetivo piauiense representa 15,8% do rebanho brasileiro, que totalizou 12,1 milhões de cabeças em 2020. O rebanho de caprinos do Piauí cresceu 2,1% entre 2019 e 2020. Já no país, o aumento foi de 3,9% no mesmo período.

Cerca de 95% do rebanho nacional de caprinos está na região Nordeste. Os sete maiores rebanhos do país são de estados nordestinos. A região Sul representa 1,5% da quantidade total de cabeças existentes no Brasil, a região Norte 1,3%, a região Sudeste 1,2% e o Centro-Oeste 0,8%. Para efeito de comparação, o rebanho piauiense é dez vezes maior que o rebanho de toda a região Sul do país.

Piauí é destaque na produção de caprinos (UFPI)

Dom Inocêncio concentra maior parte

O município de Dom Inocêncio concentra a maior parte dos caprinos registrados no Piauí, com um total de 86 mil cabeças. A cidade é a 27ª do país com maior rebanho. Em primeiro lugar está o município de Casa Nova, na Bahia, que possui 538 mil cabeças.

Rebanho de galináceos está em 1º no Piauí

No Piauí, o rebanho de caprinos é o segundo maior. Em primeiro lugar, está o rebanho de galináceos, com um efetivo de 10,9 milhões de cabeças – o que equivale a cerca de três animais por cada habitante do estado. O Piauí conta ainda com 1,7 milhão de cabeças de ovinos, cerca de 1,4 milhão de bovinos, aproximadamente 1 milhão de suínos, 64 mil equinos, 23 mil codornas e 583 bubalinos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES