Maior túnel submerso do mundo é erguido sem máquinas de perfuração tradicionais

Isso resultará em uma considerável facilidade para o transporte de passageiros e mercadorias, representando uma nova conquista na engenharia europeia.

Representação artística de uma das entradas do túnel imerso que ligará a Alemanha à Dinamarca | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para quem não conhece, Puttgarden é uma pequena cidade situada na ilha alemã de Fehmarn. Ela é conectada a Rodby, na ilha dinamarquesa de Lolland, por uma balsa que cruza a Vogelfluglinie, uma distância de 18 km através do Mar Báltico. Embora a travessia marítima ser agradável, a balsa possui limitações significativas. Para estabelecer uma conexão muito mais substancial entre a Alemanha e a Dinamarca, está em andamento a construção de um colossal Túnel submerso que promete revolucionar.

Esse projeto será chamado de Fehmarnbelt, e está destinado a se tornar o túnel submerso mais longo do mundo. Ele integrará túneis para trens e automóveis, encurtando significativamente o tempo de viagem entre a Alemanha e a Dinamarca. Isso resultará em uma considerável facilidade para o transporte de passageiros e mercadorias, representando uma inovação por representar a nova conquista na engenharia europeia.

Situado a uma profundidade de 40 metros abaixo do Mar Báltico, esse túnel submerso atravessará as águas, e após uma década de planejamento, foi estabelecido um porto temporário na extremidade dinamarquesa. Nesse local, será construída a fábrica responsável pela fabricação dos 89 segmentos gigantes do túnel, que, quando montados, formarão o túnel completo.

Com uma extensão total de 18 quilômetros, a construção desse túnel tem um orçamento estimado em 7.000 milhões de euros. Comparativamente, o Túnel da Mancha, que conecta a Inglaterra e a França, possui 50 quilômetros de extensão e custou 12 mil milhões de libras (considerando a inflação). No entanto, o Fehmarnbelt é o maior túnel combinado ferroviário e rodoviário do mundo e serve de exemplo para futuros projetos.

oO projeto começou a ser planejado em 2008 e está previsto para ser concluído em 2029. (Foto: Reprodução)

A descrição de "submerso" refere-se ao método de construção, onde as seções do túnel têm 217 metros de comprimento e pesam 73.500 toneladas. Essas seções são construídas com anteparas impermeáveis nas extremidades para evitar a entrada de água. Isso possibilita que essas seções sejam "lançadas" no Mar Báltico, onde são submersas com precisão e, em seguida, cuidadosamente conectadas. As anteparas também possuem espaços vedados, de modo que a pressão externa as une quando a água é bombeada para dentro.

A previsão é que o túnel seja inaugurado em 2029. A Femern Atúnel. Se tudo correr conforme o planejado, o túnel será oficialmente inaugurado no ano de 2029.

Comparado à travessia de balsa, que leva 45 minutos de um lado a outro, o túnel permitirá fazer o mesmo trajeto em apenas sete minutos de trem ou 10 minutos de automóvel. Essa melhoria será particularmente notável nas viagens de Copenhague a Hamburgo, que atualmente levam cerca de quatro horas e meia, mas que, com o túnel em operação, poderão ser feitas em aproximadamente duas horas e meia. Portanto, o túnel se tornará uma alternativa clara ao transporte aéreo e, sem dúvida, uma vantagem de grande relevância para o transporte de mercadorias que tanto favorece a economia.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES