Nissan conquista o topo em serviço pós-vendas no Brasil, dizem consumidores

Este ano, a Nissan surpreendeu ao conquistar a primeira posição no ranking de pós-vendas, desbancando sua concorrente que historicamente ocupava o topo.

Nissan conquista o topo em serviço pós-vendas no Brasil, | Divulgação/Nissan
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por 23 anos consecutivos, a revista QUATRO RODAS realiza a pesquisa "Os Eleitos", uma avaliação abrangente da satisfação dos motoristas com seus veículos. A pesquisa se baseia na importância atribuída a diferentes aspectos dos automóveis e leva em conta a experiência dos proprietários após conviverem com suas escolhas.

Este ano, a Nissan surpreendeu ao conquistar a primeira posição no ranking de pós-vendas, desbancando sua concorrente que historicamente ocupava o topo. A Nissan alcançou uma média final de 98,5, enquanto a concorrente ficou em segundo lugar, com 97,7.

Comparando com o desempenho da concorrente em 2022, que obteve uma média de 98,3, a ascensão da Nissan é notável. Esta conquista não é surpreendente, visto que, na edição anterior, a Nissan já havia demonstrado sinais de vitalidade ao alcançar a segunda posição e se destacar como a marca com maior evolução em pós-vendas em comparação a 2021, com um aumento de sete pontos em sua média geral, superando a líder no atributo qualidade dos trabalhos executados.

Em 2023, a Nissan recebeu as maiores notas do mercado em cinco dos oito atributos avaliados: custo/benefício, transparência, disponibilidade de peças, preço dos serviços e atendimento. Além disso, registrou duas notas 100 em seu prontuário.

Os próprios donos dos veículos são os respondentes da pesquisa, sendo necessário informar o número do CPF e o código Renavam do veículo para confirmar a identidade do proprietário. As respostas dos participantes são fundamentais para mensurar a satisfação em relação a diversos aspectos, como desempenho, segurança, conforto, dirigibilidade, design, assistência, custos, manutenção e confiança na marca.

A pontuação resultante considera as expectativas e a satisfação declarada, permitindo identificar os modelos mais bem avaliados pelos proprietários. Essa abordagem possibilita até mesmo a comparação entre veículos de categorias diferentes, destacando o carro com a pontuação mais alta como o que mais agrada, evidenciando assim um campeão de mercado.

A pesquisa "Os Eleitos" abrange diversas categorias, incluindo hatches compactos, sedãs, picapes e SUVs compactos, médios, grandes e cupês, sendo este último grupo destacado pela primeira vez na apresentação da pesquisa.

A metodologia da pesquisa acompanha os movimentos do mercado, refletindo os segmentos que crescem e se especializam em diferentes categorias. Os resultados indicam, por exemplo, o crescimento dos SUVs e a redução na oferta de sedãs. O avanço das picapes ainda não se refletiu totalmente neste ano, mas o número de lançamentos recentes nessa categoria sugere uma presença maior nas próximas edições.

Pontuação e Atributos Pesquisados:

As médias finais, tanto gerais quanto de atributos específicos, refletem a satisfação dos proprietários em relação a seus carros, levando em consideração suas expectativas. A pontuação máxima de 100 indica que o modelo atendeu completamente às expectativas dos proprietários, enquanto pontuações acima de 100 indicam superação das expectativas. Pontuações entre 80 e 100 significam atendimento razoável às expectativas, e pontuações abaixo de 80 indicam insatisfação dos consumidores.

Atributos Pesquisados:

A pesquisa analisa 23 itens divididos em nove categorias:

  • Custos: preço de revenda, preço de compra, preço de seguro, preço de peças, consumo urbano e consumo rodoviário.

  • Confiança na Marca: ser um fabricante confiável.

  • Cobertura da Rede: ser um fabricante com ampla rede de concessionárias autorizadas.

  • Design/Modelo: ser um projeto moderno, design do carro.

  • Desempenho: rapidez no arranque, facilidade de ultrapassagem.

  • Segurança: estabilidade nas curvas, transmitir segurança, presença de dispositivos de segurança.

  • Dirigibilidade: oferecer boa visibilidade, facilidade de acesso aos comandos.

  • Conforto: acabamento interno, baixo nível de ruído, espaço interno, espaço no porta-malas/caçamba, presença de equipamentos.

  • Manutenção: durabilidade/resistência das peças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES