Hoje começam a valer as novas regras para o comércio eletrônico

Lojas virtuais terão que exibir endereço físico

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As novas regras do comércio eletrônico, estipuladas pelo Decreto 7.962, começam a valer a partir desta terça-feira (14).

As lojas virtuais terão que seguir o Código de Defesa do Consumidor e deixar as informações sobre produtos e serviços mais claras para os clientes.

Segundo o diretor executivo do Procon-SP Paulo Arthur Góes, as novas regras reforçam as exigências que já existiam no Código de Defesa do Consumidor e que não eram cumpridas.

? O Decreto passa a ser uma importante ferramenta para que os órgãos que atuam em defesa do consumidor possam exigir a adoção das medidas nele detalhadas, que nada mais são do que a concretização dos direitos mais básicos dos consumidores e que há muito vêm sendo cobradas.

Informações

Os sites deverão fornecer ferramentas eficazes ao consumidor para identificação e correção imediata de erros ocorridos na contratação de um serviço ou compra de um produto.

O consumidor deverá ter acesso a um serviço adequado e eficaz de atendimento em meio eletrônico para resolver demandas referentes a informação, dúvida, reclamação, suspensão ou cancelamento do contrato. E a resposta do fornecedor às demandas do consumidor deve ser feita em até cinco dias.

Em caso de arrependimento, o consumidor poderá exercer seu direito pela mesma ferramenta utilizada para a contratação, sem prejuízo de outros meios disponibilizados.

Compras coletivas

No caso das ofertas e compras coletivas, os sites terão que informar a quantidade mínima de consumidores para a efetivação do contrato, o prazo para utilização da oferta pelo consumidor e a identificação do fornecedor responsável pelo site e do fornecedor do produto ou serviço.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES