Pescadores do Norte afetados pela seca receberão auxílio do governo; saiba valor

O governo informou ainda, que o auxílio será concedido em pagamento único para pescadores artesanais beneficiários do Seguro Defeso

Governo pagará auxílio a pescadores do norte | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo federal divulgou nesta quarta-feira (1), que vai pagar uma auxílio no valor de R$2.640 aos pescadores que foram diretamente afetados pela seca que assola a região norte do país. Uma Medida Provisória que autoriza o pagamento do benefício,  já foi assinada pelo presidente Lula (PT). 

O governo informou ainda, que o auxílio será concedido em pagamento único para pescadores artesanais beneficiários do Seguro Defeso, que estão registrados em municípios em situação de emergência. No total, mais de 90 cidades de quatro estados serão beneficiadas.

De acordo com a Medida Provisória, os pescadores terão direito ao auxílio mesmo se estiverem recebendo outros benefícios assistenciais ou previdenciários. A responsabilidade de elaborar a lista de trabalhadores elegíveis ao benefício caberá ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os recursos serão provenientes do Ministério da Previdência Social.

SECA HISTÓRICA

A Defesa Civil do Amazonas informou que o número de pessoas afetadas pela seca severa deste ano subiu para 633 mil. Das 62 cidades do estado, 59 estão em situação de emergência devido à estiagem. De acordo com o orgão , as 633 mil pessoas afetadas pertencem a 158 mil famílias.  

A capital Manaus enfrenta a pior seca em 121 anos de medição do Rio Negro. Além disso, as cidades de Manacapuru, Itacoatiara e Parintins também atingiram níveis recordes de vazante. Até as 14h deste domingo, 59 municípios estavam em situação de emergência, uma cidade estava em alerta, nenhuma em atenção e 2 em normalidade, de acordo com a Defesa Civil do Estado.

A seca tem impactado comunidades inteiras. Em Manaus, lagos na área urbana secaram e o Rio Negro se afastou da orla da cidade. Em Parintins, a área rural da ilha é a mais afetada, com 29 comunidades em situação de difícil acesso ou isolamento completo, segundo a Defesa Civil local. Além disso, São Gabriel da Cachoeira enfrenta racionamento de energia, aumento nos preços dos alimentos e desabastecimento. 

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES