Planejar é o segredo para equilibrar as contas no ano que se inicia

Se controlar as contas foi um problema em 2012 e você pretende resolver o problema no ano que vem, a solução é planejar.

CÁLCULOS | Disposição em conseguir cumprir o planejamento deve ser de toda a família | Moisés Saba/Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em menos de dois dias já estaremos em 2013 e, justamente nesses período é que muitas pessoas traçam novas metas para o ano que se inicia. Embora muitos brasileiros e teresinenses tenham dificuldade para controlar os gastos em dezembro e manter uma vida financeira organizada desde o início do ano, para os especialistas, planejar é o que torna possível alcançar uma vida financeira estável.

Saber o quanto a renda está comprometida com as contas é o primeiro passo para não perder o controle das finanças e os consumidores devem se preparar para os gastos típicos do início do ano. Taxas como o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), matrícula das crianças e a compra do material escolar para quem tem filhos são algumas das despesas já certas e que devem ser honradas logo no primeiro mês de 2013 por muitas pessoas.

Além disso, para aquelas pessoas que usaram o cartão de crédito nas compras realizadas no final do ano essa é a época em que chegam as faturas entre outras despesas como pagamento de seguro veicular.

Para os economistas, fazer as contas de quanto terá de pagar pelas dívidas acumuladas no começo do ano é o primeiro passo para o consumidor organizar as finanças e não perder o controle logo no início do ano.

Outra dica importante e que muitos esquecem é de tentar poupar parte do 13º salário e neste período lançar mão da gratificação para cobrir parte desses gastos.

Na hora de comprar o material escolar, por exemplo, a principal orientação do economista e especialista em planejamento financeiro, Valmir Falcão, é pesquisar preços evitando longos prazos de parcelamento para fazer um bom negócio.

?Para aqueles que vão parcelar as contas em um prazo maior, é preciso tomar cuidado e considerar que o primeiro semestre do ano tem várias datas comemorativas - como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados - que aumentam os riscos do acúmulo de dívidas com viagens e presentes?, pontua.

Para aquele consumidor que não conseguiu levar as dicas de planejamento financeiro ao pé da letra e que já irá começar o ano endividado, a opção de tomar um empréstimo pode ser uma das alternativas para quitar de uma única vez as despesas de início de ano e se livrar das altas taxas de juro de financeiras e cartões de crédito.

Contudo, é interessante ficar atento à taxa de juros cobrada pela transação e ao número de parcelas que, se prolongadas, aumentam o risco de cair na inadimplência. JPara aquelas pessoas que estão endividadas e não possuem mais limite do crédito, uma alternativa é buscar ajuda de familiares.

Planejamento financeiro deve fazer parte também da rotina das empresas

É importante que o consumidor tenha sempre consciência dos seus gastos quando for buscar crédito. Já que são os gastos sem controle, segundo os especialistas, o motivo para explicar os picos de inadimplência registrados no primeiro trimestre de cada ano.

As empresas também devem se preparar para 2013 com um planejamento estratégico e assim focar no desenvolvimento. Da mesma forma que as pessoas aproveitam o início do ano para traçar novos objetivos, o mesmo acontece com o empresário que aproveita as experiências passadas e o novo ciclo para buscar novas maneiras de aumentar a eficiência do seu negócio.

De acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o ano de 2013 promete ser intenso para empresários e seus negócios em Teresina. Neste caso, interpretar o ambiente econômico significa vantagem competitiva para o empreendedor.

Para 2013, o poder de consumo da chamada nova classe média deve se apresentar mais uma vez importante. Há também a perspectiva de que alguns segmentos devem reagir bem no próximo ano, como o do agronegócio, que fecha 2012 com fortes perspectivas de expansão do faturamento e crescimento da área cultivada.

Por isso, o planejamento dos negócios significa pensar e trabalhar o que fazer para melhorar a capacidade de geração de renda envolvendo, entre outras coisas como a previsão dos custos, investimentos, retornos, vendas, lucros e fluxo de dinheiro.

Seguir as dicas dos especialistas ajuda a saber como se organizar para estabelecer metas financeiras pessoais a médio e em longo prazo no ano-novo, seja você uma empresa ou pessoa física.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES