Preço de alimentos e bebidas cai pelo 5º mês consecutivo, aponta IBGE

De acordo com o indicador divulgado pelo IBGE, a média de preços do grupo de alimentos e bebidas registrou uma queda de 0,31% em outubro em comparação a setembro

Queda nos preços de alimentos e bebidas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo quinto mês consecutivo, o Brasil registrou uma queda na média dos preços de alimentos e bebidas, com base na prévia da inflação oficial do país divulgada nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, essa redução ainda não se reflete no bolso do consumidor. Especialistas afirmam que, apesar de ser a sequência mais longa de quedas nos preços de alimentos em seis anos, os brasileiros continuam pagando mais caro para se alimentar. 

De acordo com o indicador divulgado pelo IBGE, a média de preços do grupo de alimentos e bebidas registrou uma queda de 0,31% em outubro em comparação a setembro. Esse número representa uma deflação menos intensa em relação a junho, quando teve início a sequência de quedas do grupo no Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). 

De junho a outubro, o grupo de alimentos e bebidas acumulou uma redução de 2,64%. No entanto, no acumulado do ano, a queda é um pouco menor, de 0,54%. 

O IBGE apontou que não houve uma sequência tão prolongada de taxas negativas nos preços dos produtos alimentícios pesquisados para a composição do indicador desde 2017. Naquele ano, ocorreram sete deflações consecutivas, de junho a dezembro, acumulando uma queda de 3,21%. 

Para o restante deste ano, a perspectiva não é muito diferente, com a expectativa de que 2023 repita a mesma sequência de sete meses consecutivos de queda nos preços de alimentos e bebidas. 

"André Braz, economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), afirmou que, se as previsões se confirmarem, o indicador deve acumular uma queda de 3%. Ele reiterou que a expectativa é que o grupo continue a apresentar uma redução de preços em novembro e dezembro."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES