Superior Tribunal de Justiça vai avaliar correção para o FGTS a partir de abril

Segundo o tribunal, a decisão terá impacto em mais de 50 mil ações em todo o País

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) começa a avaliar os processos que pedem mudança na correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir de abril, segundo estimaram advogados ao jornal Folha de S.Paulo. As ações pedem que o dinheiro depositado pelas empresas seja corrigido pela inflação ? atualmente o fundo rende 3% ao ano acrescido da Taxa Referencial (TR).

A assessoria do STJ afirmou apenas que não há previsão para o julgamento do caso. Na quarta-feira, o ministro Benedito Gonçalves determinou a suspensão de todas as ações sobre o tema em tramitação na Justiça Federal. Segundo o tribunal, a decisão terá impacto em mais de 50 mil ações em todo o País. Os advogados consultados pelo jornal afirmam que vale mais a pena esperar a definição do STJ para não entrar com uma ação (e gastar dinheiro) em uma causa que pode ser perdida.

Decisões favoráveis

Um trabalhador de São Paulo tinha ganho na Justiça o direito de ter sua conta do FGTS corrigida pela inflação. A decisão foi do juiz federal da 25ª Vara Federal Cível em São Paulo, Djalma Moreira Gomes, que julgou procedente a ação e determinou que os valores sejam corrigidos, desde 1 de janeiro de 1999, mediante aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em substituição à Taxa Referencial (TR).

De acordo com a Justiça Federal de São Paulo, o trabalhador alega que, desde janeiro de 1999, a TR deixou de ser capaz de conferir atualização monetária às contas do FGTS. Ele afirma que a taxa sempre fica aquém da inflação, o que resulta em uma redução, ano a ano, do poder de compra do capital depositado.

Atualmente, as contas são corrigidas pela TR, mais 3% ao ano ? a TR tem ficado perto do zero. Na decisão, o juiz afirmou que a Constituição Federal de 1998 assegurou que o FGTS é uma garantia ao trabalhador e corresponde sempre à remuneração atualizada quando o funcionário é demitido injustificadamente do trabalho. ?A norma legal que estabeleça critérios de atualização monetária dos depósitos do FGTS deve se ater a essa regra constitucional ? ou assim ser interpretada, sob pena de se incorrer em inconstitucionalidade?, diz a decisão.

De acordo com a Justiça, a lei que estabelece a correção do FGTS atualmente diz que ?os depósitos serão corrigidos monetariamente e que a atualização se dará com base nos parâmetros fixados para atualização dos saldos dos depósitos de poupança?. Para o juiz, o texto é contraditório e suas diretrizes são mutuamente exclusivas. O juiz ainda afirmou que se o índice escolhido pelo legislador não conseguir recuperar o valor aquisitivo da moeda, ele é inconstitucional e deverá ser desprezado e substituído por outro capaz de cumprir o que a Constituição exige.

Com isso, o magistrado entendeu que o melhor índice para a correção monetária é o INPC, que é calculado pelo próprio Estado, por meio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entramos em contato com a Caixa que afirmou que em relação a utilização da TR na atualização das contas FGTS, "cumpre, integralmente, o que determina a legislação". O banco ressaltou que "nas 48.246 ações em que se defendeu, obteve 22.798 decisões favoráveis ao Fundo". Além disso, a Caixa disse que "recorrerá de qualquer decisão contrária ao Fundo de Garantia".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES