El Niño começa a perder força; saiba o que muda no clima das regiões do Brasil

De acordo com o Inmet, a fase neutra é caracterizada pela ausência de eventos El Niño ou La Niña, mantendo as condições comuns às estações

Impactos mais comuns de um fenômeno El Niño | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pico do El Niño na temporada 2023/2024 pode já ter ocorrido, sinalizando o início do enfraquecimento deste fenômeno climático, apontam especialistas da MetSul Meteorologia. A análise da temperatura da superfície do mar, em especial na região 3.4 do Pacífico Equatorial Centro-Leste, revela indícios claros dessa mudança.

Usualmente, a temperatura do mar na região 3.4 é um indicador oficial do El Niño e de sua intensidade. A avaliação mais recente mostra uma temperatura de +1,7°C, marcando uma diminuição de 0,4°C em relação aos valores registrados em novembro do ano passado.

O National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), departamento americano especializado, prevê que o El Niño perderá gradualmente sua força, caminhando para uma condição neutra no segundo trimestre do ano, sem fortes influências de El Niño ou La Niña. No entanto, a MetSul alerta que, apesar do enfraquecimento do fenômeno, os efeitos do El Niño ainda serão perceptíveis no país.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fase neutra é caracterizada pela ausência de eventos El Niño ou La Niña, mantendo as condições comuns às estações. As estações mais quentes, primavera e verão, geralmente resultam em maior incidência de chuvas.

Persistência dos efeitos do El Niño no país

Mesmo com a perspectiva de enfraquecimento do El Niño, o Inmet destaca que os efeitos do fenômeno ainda serão sentidos no Brasil. O El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico próximo ao Peru, impacta diretamente na circulação das águas e modifica as temperaturas terrestres, podendo causar chuvas intensas ou secas.

A falta de uma sazonalidade específica para o El Niño torna as suas manifestações imprevisíveis, embora seja mais comum em dezembro, durante o verão no hemisfério Sul. As alterações climáticas globais são apontadas como possíveis causadoras desses fenômenos, embora não haja uma explicação definitiva.

Diferenças entre El Niño e La Niña

Enquanto o El Niño é caracterizado pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico, a La Niña ocorre pelo resfriamento das águas nas partes central e leste do Pacífico Equatorial. Além disso, a La Niña influencia as condições atmosféricas tropicais, impactando as temperaturas e chuvas em escala global.

Ambos os fenômenos são partes intrínsecas das complexas mudanças climáticas que afetam nosso planeta, tornando crucial o acompanhamento e a compreensão de suas manifestações para a adaptação e mitigação de seus efeitos.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES