El Niño deve durar até abril, e 2024 poderá ser mais quente, prevê ONU

Antes de 2023, o ano de 2016 detinha esse recorde, e isso se deveu a uma combinação de fatores, incluindo a presença de um El Niño excepcionalmente forte

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico | Foto: NOAA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fenômeno climático El Niño está previsto para persistir até, pelo menos, abril de 2024, conforme a mais recente atualização divulgada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta quarta-feira, 8 de novembro. Conforme informado pela agência da ONU, o El Niño teve um desenvolvimento rápido ao longo de 2023 e pode alcançar seu ponto mais intenso no primeiro semestre do próximo ano. O El Niño é caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico e ocorre de forma periódica a cada dois a sete anos. Em média, dura cerca de doze meses e tem um impacto direto no aumento da temperatura global.

Embora as consequências desse fenômeno sejam geralmente observadas no ano seguinte ao seu desenvolvimento, 2023 está caminhando para se tornar o ano mais quente já registrado. Antes de 2023, o ano de 2016 detinha esse recorde, e isso se deveu a uma combinação de fatores, incluindo a presença de um El Niño excepcionalmente forte e o aumento das emissões de dióxido de carbono na atmosfera relacionadas às mudanças climáticas causadas pela atividade humana.

O secretário da Organização Meteorológica Mundial (OMM) também faz um alerta de que eventos climáticos extremos, como ondas de calor, secas, incêndios florestais e enchentes, tendem a se tornar mais frequentes em certas regiões, o que pode resultar em impactos significativamente mais graves. 

No decorrer deste ano, foram registradas temperaturas recordes na superfície dos oceanos devido à influência do El Niño. A partir de maio de 2023, as medições de temperatura no Oceano Pacífico Equatorial aumentaram de 0,5 °C acima da média para aproximadamente 1,5 °C acima da média em setembro. 

Foram também observados recordes históricos de temperatura do ar. No Brasil, o El Niño causou um inverno atípico, com temperaturas elevadas em praticamente todas as regiões do país. No final de setembro, algumas capitais brasileiras chegaram a registrar máximas superiores a 40 °C.

No Hemisfério Norte, a conjunção desse fenômeno com outros fatores climáticos resultou em ondas de calor extremo. Muitas cidades em países como Itália, Espanha e Grécia entraram em alerta devido às temperaturas muito acima da média. Nos Estados Unidos e no Canadá, milhões de hectares de floresta foram devastados por incêndios florestais facilitados pelas altas temperaturas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES