Eleições: Prazo para resolver pendências eleitorais termina dia 4

Cidadãos tem até 4 de maio para resolver burocracias, como transferência de domicílio eleitoral, ausência ou justificativa nas três últimas eleições

O título de eleitor é uma das pendências mais comuns | reprodução TSE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você tem pendências com a Justiça Eleitoral é bom saber que tem apenas até o dia 4 de maio para resolvê-las. Esse é o prazo para regularizar a situação eleitoral, transferir ou tirar a primeira via do Título de Eleitor.

Os interessados podem  fazer pela internet ou presencialmente nos cartórios eleitorais, mas atenção para o prazo. O primeiro turno da votação será realizado no dia 2 de outubro e o segundo, caso seja necessário, ocorrerá em 30 de outubro.

Pendências devem ser resolvidas o quanto antes - portal TRE-PI

Emissão documento

Esse ano no período de janeiro a março o número de jovens, entre 16 e 18 anos, que tiraram o título de eleitor chegou a 1.144.481. Segundo o TSE, o mês de março registrou um aumento de 45% na procura pela emissão do documento.

O cientista político e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Geraldo Tadeu Monteiro, fala no aumento  na procura dos jovens para tirar o título eleitoral. 

Uma das pendências é com relação ao título eleitoral- reprodução internet

"Acredito que esse aumento no número de pessoas, entre 16 e 18 anos, que estão buscando tirar o título de eleitor, mesmo tendo o voto como algo facultativo, ou seja, que depende da manifestação de vontade, é um reflexo da campanha feita pela justiça eleitoral para que os jovens tirem o título" disse, Monteiro.

Saiba como tirar o Título de Eleitor

Para tirar seu título de eleitor, primeiramente é necessário digitalizar o seu documento oficial de identidade com foto (frente e verso), o comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço), o comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito) e o comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (para homens com 19 anos que ainda não tenham título eleitoral). Feito isso, acesse a página do Título Net e clique no link iniciar seu atendimento a distância.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES