Se você tem pendências com a Justiça Eleitoral é bom saber que tem apenas até o dia 4 de maio para resolvê-las. Esse é o prazo para regularizar a situação eleitoral, transferir ou tirar a primeira via do Título de Eleitor.

Leia mais

Os interessados podem  fazer pela internet ou presencialmente nos cartórios eleitorais, mas atenção para o prazo. O primeiro turno da votação será realizado no dia 2 de outubro e o segundo, caso seja necessário, ocorrerá em 30 de outubro.

Pendências devem ser resolvidas o quanto antes - portal TRE-PIPendências devem ser resolvidas o quanto antes - portal TRE-PI

Emissão documento

Esse ano no período de janeiro a março o número de jovens, entre 16 e 18 anos, que tiraram o título de eleitor chegou a 1.144.481. Segundo o TSE, o mês de março registrou um aumento de 45% na procura pela emissão do documento.

O cientista político e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Geraldo Tadeu Monteiro, fala no aumento  na procura dos jovens para tirar o título eleitoral. 

Uma das pendências é com relação ao título eleitoral- reprodução internetUma das pendências é com relação ao título eleitoral- reprodução internet

"Acredito que esse aumento no número de pessoas, entre 16 e 18 anos, que estão buscando tirar o título de eleitor, mesmo tendo o voto como algo facultativo, ou seja, que depende da manifestação de vontade, é um reflexo da campanha feita pela justiça eleitoral para que os jovens tirem o título" disse, Monteiro.

Saiba como tirar o Título de Eleitor

Para tirar seu título de eleitor, primeiramente é necessário digitalizar o seu documento oficial de identidade com foto (frente e verso), o comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço), o comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito) e o comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (para homens com 19 anos que ainda não tenham título eleitoral). Feito isso, acesse a página do Título Net e clique no link iniciar seu atendimento a distância.