Embaixadora dos EUA parabeniza Lula pelos esforços para resgatar brasileiros de Gaza

Embaixadora elogiou Lula pelos esforços para resgatar os brasileiros que estavam refugiados em Gaza.

Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley | Valter Camapanato | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta segunda-feira (13), pelos esforços para resgatar os brasileiros que estavam refugiados em Gaza.

"Parabéns ao presidente Lula e sua administração, especialmente ao Itamaraty, Presidência e a FAB, por seus esforços incansáveis para garantir o retorno seguro de brasileiros e suas famílias de Gaza", elogiou a embaixadora, em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).

A aeronave decolou do aeroporto internacional do Cairo, no Egito, rumo ao Brasil às 6h52, no horário de Brasília, e fará três escalas para reabastecimento em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e na base aérea do Recife. A chegada a Brasília está prevista para as 23h30 desta segunda-feira (13). O grupo é composto por 22 brasileiros, 7 palestinos que têm RNM (Registro Nacional Migratório) e 3 palestinos que são familiares próximos dos demais integrantes. Desses, 17 são crianças, 9 são mulheres e 6 são homens.

Mais cedo, o presidente Lula havia afirmado que as ações para retirar os brasileiros da Faixa de Gaza foram difíceis porque envolviam diferentes fatores, entre eles a "boa vontade de Israel".

"Estamos trazendo o possível para liberar, com muito sacrifício, porque dependia da boa vontade de Israel, dependia da quantidade de pessoas, que a gente não sabia. Todo dia ligava de manhã, de tarde, para o ministro de Israel, ligava para o ministro do Egito, para o nosso embaixador e, depois, conseguimos trazer as pessoas", afirmou. 

Lula disse, durante cerimônia no Palácio do Planalto para a sanção da lei que atualiza o sistema de cotas, que esta segunda é um "dia feliz", por causa da chegada do grupo de Gaza, e afirmou que nenhum brasileiro vai ficar para trás se quiser retornar. Ele deve receber os resgatados na Base Aérea de Brasília no fim da noite desta segunda (13).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES