Enem cresce no número de participantes e registra 3,9 milhões de inscrições

Total de inscrições aumenta em relação ao biênio anterior e indica retomada na participação de estudantes

Enem cresce no número de participantes e registra 3,9 milhões de inscrições | Ananda Soares/Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 conta com mais de 3,9 milhões de inscritos. Esse número representa um aumento significativo em relação aos dados dos dois anos anteriores. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou um crescimento de 13,1% em comparação a 2022, quando houve 3.476.226 inscritos, e de 14,2% em relação a 2021, que contou com 3.444.171 inscritos. Esses números indicam uma retomada no interesse e na participação dos estudantes no Enem. 

Dentre os inscritos, mais de 1,8 milhão (48,2%) já concluíram o ensino médio. Os estudantes que estão concluindo o ensino médio este ano representam 1,4 milhão (35,6%) do total de inscritos. Além disso, há 620.250 (15,8%) estudantes do 1º ou 2º ano que se inscreveram no Enem com o propósito de testar seus conhecimentos. Outros 17.443 (0,4%) inscritos são considerados "treineiros", uma vez que não estão matriculados nem concluíram o ensino médio. 

A maioria dos participantes do Enem está na faixa etária de 17 anos, representando 21,5% do total. Em seguida, temos uma porcentagem similar para a faixa etária de 21 a 30 anos, também com 20,8%, seguida pelo grupo de 18 anos, com a mesma porcentagem de 20,8%. Aqueles com 16 anos ou menos correspondem a 10,6% dos inscritos. Os participantes de 19 anos representam 10,2% do total. A faixa etária de 31 a 59 anos abrange 9,4% dos inscritos. A faixa de 20 anos concentra 6,4% do total e os participantes com mais de 60 anos representam 0,3%. 

O site do Inep disponibiliza uma página com as principais orientações para os participantes do Enem. Além disso, há uma seção dedicada às perguntas frequentes sobre o exame. Dessa forma, os interessados podem acessar essa seção e obter esclarecimentos para as dúvidas mais comuns relacionadas ao Enem. 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, o Enem se estabeleceu como a principal forma de ingresso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Tanto instituições de ensino públicas quanto privadas utilizam o Enem como critério único ou complementar em seus processos seletivos. Além disso, os resultados do exame são utilizados como parâmetros para acesso a programas governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Adicionalmente, os resultados individuais do Enem podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Esses acordos facilitam o acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior em Portugal.

(Com informações do MEC)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES