Epidemia: cidade de São Paulo decreta emergência em saúde por dengue

Em entrevista a jornalistas na quarta-feira (13), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou um pacote de medidas para reforço no combate à doença

Epidemia: cidade de São Paulo decreta emergência em saúde por dengue | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de São Paulo decretou estado de emergência por epidemia de dengue. A cidade registrou, até quarta-feira (13), 49.721 casos confirmados, número que ultrapassa 414,1 casos por 100 mil habitantes, segundo dados divulgados no boletim desta segunda-feira (18). O decreto seguirá a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) que considera que taxas acima de 300 casos por 100 mil habitantes indicam uma situação epidêmica. Onze pessoas já morreram por dengue este ano na capital.

O QUE PERMITE A DECLARAÇÃO DE EMERGÊNCIA? A declaração da emergência permite o emprego urgente de medidas de prevenção e contenção de riscos para epidemias, surtos, doenças emergentes e desastres, conforme definição do Ministério da Saúde. A previsão da gestão é de que a cidade ainda atinja o platô (isto é, quando há uma estabilização de novos registros antes da queda) de casos em abril.

O QUE ANUNCIOU O PREFEITO? Em entrevista a jornalistas na quarta-feira (13), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou um pacote de medidas para reforço no combate à doença, que inclui a ampliação no horário de atendimento em 80 AMAs (Atendimento Médico Ambulatorial) até às 22h, o reforço de 3.200 agentes de saúde nas 32 subprefeituras do município e o apoio de 6.500 mães já contratadas pelo Programa Operação Trabalho que vão ajudar na conscientização sobre o combate ao mosquito.

ESTADO JÁ HAVIA DECRETADO EMERGÊNCIA: No dia 5 de março, o estado de São Paulo decretou estado de emergência. A secretária de Saúde em exercício, Priscilla Perdicaris, explicou que o objetivo era agilizar a aquisição de insumos médicos e a contratação de equipes pelos municípios. Conforme os dados do painel do Ministério da Saúde, o estado registra mais de 234 mil casos confirmados da doença

OITO ESTADOS JÁ FIZERAM O MESMO: Pelo menos oito outros estados já fizeram o mesmo, como Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amapá, além do Distrito Federal. Dentre as capitais, Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Natal (RN) e Belo Horizonte (MG) também declararam emergência epidemiológica por causa da doença. O Brasil enfrenta epidemia da doença, com 1.684.781 de casos prováveis da doença e 513 mortes confirmadas em 2024. A taxa de incidência já chega a 829,7 casos por 100 mil habitantes.

(Com informações da FolhaPress - Luana Lisboa e Patrícia Pasquini)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES