Plantas podem ser usadas como repelentes naturais do Aedes aegypti

Alguns vegetais, como manjericão, têm o poder de afastar insetos e funcionam como repelentes naturais

Plantas podem ser usadas como repelentes naturais do Aedes aegypti | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado de São Paulo enfrenta um alarmante aumento nos casos de dengue neste início de ano, levando o governo a declarar estado de emergência. Para reforçar as medidas de combate à doença, está sendo adotado o uso de repelentes naturais, eficazes na prevenção de picadas de mosquitos, incluindo o Aedes aegypti.

Na região centro-oeste paulista, o preocupante aumento de casos levou cinco cidades a decretarem estado de emergência: Botucatu, Bariri, Marília, Dois Córregos e Pederneiras. Todas essas localidades já ultrapassaram a marca de 1 mil casos desde o início do ano e lamentavelmente registraram mortes em decorrência da doença em 2024.

RECOMENDAÇÕES PARA EVITAR AVANÇO: Entre as medidas recomendadas para conter a propagação da dengue, como eliminar recipientes com água parada e manter os quintais limpos, destaca-se o uso de repelente. Esse produto é eficaz em afastar o mosquito transmissor da doença, impedindo sua aproximação da pele e, consequentemente, reduzindo o risco de picadas. 

🪴 VEGETAIS QUE AFASTAM INSETOS: Conforme a médica naturalista Henriqueta Sacramento, determinadas plantas possuem propriedades repelentes naturais que podem afastar insetos. Essa lista inclui vegetais como manjericão (roxo ou branco), capim citronela, capim cidreira, alecrim, andiroba, cravo-da-índia e melissa. Conforme explicado pela médica, as essências são liberadas pelas plantas durante períodos de estresse, geralmente em contato com a luz solar e o vento. Além de perfumar o ambiente com fragrâncias semelhantes a eucalipto e limão, essas substâncias têm a capacidade de criar uma barreira natural contra insetos.

No entanto, é importante ressaltar que o plantio ou a compra dessas plantas não deve ser encarado como uma solução exclusiva para o combate ao Aedes aegypti. Outras medidas de prevenção e controle também são necessárias por parte dos moradores.

PRINCIPAIS FORMAS DE PREVENÇÃO: Para uma proteção eficaz contra o mosquito da dengue, é fundamental adotar as principais medidas de prevenção: eliminar os locais propícios para a reprodução do Aedes aegypti, como água parada em pneus, calhas e recipientes de plantas, e garantir a manutenção adequada de piscinas e caixas d'água, mantendo-as limpas e vedadas. Além disso, é recomendável instalar telas mosquiteiras em janelas e camas. 

Repelentes industriais também são considerados eficazes na proteção contra o mosquito da dengue, e a substância mais recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é a icaridina. Tanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto a Fiocruz ressaltam que inseticidas naturais, como produtos à base de citronela, andiroba e óleo de cravo, não possuem evidências comprovadas de eficácia específica contra o mosquito da dengue. Eles são considerados apenas um complemento às outras medidas de prevenção. 

⚠️ ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO

  • Utilize telas de proteção com buracos de, no máximo, 1,5 milímetros nas janelas de casa;
  • Deixe as portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol;
  • Mantenha o terreno limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros;
  • Tampe os tonéis e caixas d'água;
  • Mantenha as calhas limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Limpe todos os acessórios de decoração que ficam fora de casa e evite o acúmulo de água em pneus e calhas;
  • Coloque repelentes elétricos próximos às janelas (o uso é contraindicado para pessoas alérgicas);
  • Velas ou difusores de essência de citronela também podem ser usados;
  • Evite produtos de higiene com perfume porque podem atrair insetos;
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES