Epidemia de dengue: Ministério da Saúde recomenda uso de testes rápidos

O teste rápido recomendado pelo ministério deve ser realizado entre o primeiro e o quinto dia de sintomas

Epidemia de dengue: Ministério da Saúde recomenda uso de testes rápidos | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde implementou a recomendação do uso de testes rápidos para diagnóstico e conclusão de casos de dengue. Seguindo as diretrizes da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, foi desenvolvida uma nota técnica para fornecer orientações claras aos estados e municípios sobre a utilização desses testes rápidos para identificação da dengue. 

“Já iniciamos a compra para distribuição”, disse Ethel, em entrevista coletiva. A secretária lembrou que outros testes para diagnóstico de dengue, como o RT-PCR, amplamente utilizado durante a pandemia de covid-19, são mais sensíveis na detecção do vírus. Entretanto, em meio à explosão de casos de dengue no país, o Ministério da Saúde decidiu recomendar teste rápido para o diagnóstico de dengue com a devida orientação aos profissionais de saúde das redes estaduais e municipais.

ADMINISTRAÇÃO DO TESTE: Segundo Marília Santini, coordenadora-geral de Laboratórios de Saúde Pública, o teste rápido recomendado pelo ministério deve ser administrado durante o período entre o primeiro e o quinto dia de sintomas, pois é nessa fase que a maioria dos pacientes procura atendimento médico. Mesmo em casos de resultado negativo, é crucial monitorar o paciente e implementar ações estratégicas, como a hiper-hidratação, conforme destacado. 

SITUAÇÃO DE CASOS GRAVES: Conforme ressaltado por Marília, para situações de casos graves e óbitos suspeitos por dengue, a orientação do ministério continua sendo a realização de exames laboratoriais, e não de testes rápidos, devido às limitações deste último, tais como a impossibilidade de identificar o sorotipo específico da dengue que causou a piora do quadro clínico ou o falecimento do paciente. 

AUTOTESTE: Marília também corroborou a existência de negociações com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a aprovação da comercialização de autotestes para dengue no Brasil. Esta informação foi adiantada pelo diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, durante uma entrevista ao programa A Voz do Brasil, veiculado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). 

Marília lembrou que, diferentemente do cenário de covid-19, em que o autoteste contribui para interromper a transmissão do vírus por meio do isolamento, o autoteste de dengue não contribui nesse aspecto, já que a doença só pode ser transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. “A gente ainda está iniciando uma discussão técnica.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES